Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Morre filho mais velho de Tolkien, incansável promotor de seu legado literário

Por: AFP

Publicado em: 17/01/2020 09:27

Christopher Tolkien foi responsável pela publicação de diversos manuscritos póstumos de seu pai. (Foto: Reprodução/Twitter)
Christopher Tolkien foi responsável pela publicação de diversos manuscritos póstumos de seu pai. (Foto: Reprodução/Twitter)
O filho mais velho do escritor britânico J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, faleceu nesta quinta-feira na França, aos 95 anos, após se dedicar durante décadas a manter vivo o legado literário de seu pai, anunciou a Fundação Tolkien. Christopher Tolkien faleceu no hospital Dracénie em Draguignan, departamento de Var, onde estava internado, segundo o jornal regional Var Matin.

Nascido em 21 de novembro de 1924 em Leeds, Reino Unido, este universitário erudito trabalhou incansavelmente, após a morte de seu pai em 1973, nos manuscritos deixados por Tolkien e publicou inúmeros textos inéditos.

Seu trabalho de transmissão da obra de John Ronald Reuel Tolkien - um dos mais célebres representantes da 'fantasia' anglo-saxã, amante da mitologia alemã e das sagas dos vikingo - foi acompanhado por várias gerações de leitores.

"Milhões de pessoas no mundo sempre agradecerão a Christopher por nos ter dado Silmarillion, Os Filhos de Húrin e História da Terra Média, uma série de livros que compilou e estudou", disse Shaun Gunner, presidente da Fundação Tolkien. "Perdemos um titã".
TAGS: morre | morte | filho | tolkien |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco