Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

teatro

Arte nordestina será celebrada no 21º Festival Recife do Teatro Nacional

Publicado em: 14/11/2019 18:53 | Atualizado em: 14/11/2019 19:59

Ariano O cavaleiro sertanejo homenageia a cultura nordestina presente na obra de Ariano Suassuna. (Foto: Divulgação)
Ariano O cavaleiro sertanejo homenageia a cultura nordestina presente na obra de Ariano Suassuna. (Foto: Divulgação)
A 21ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, que acontece entre os dias 16 e 24 de novembro, celebra a arte nordestina com apresentação de 12 espetáculos, seis nacionais inéditos na cidade e mais seis de grupos locais. As peças serão encenadas nos teatros Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça, Barreto Júnior e Santa Isabel. Os ingressos serão vendidos nas bilheterias dos teatros, por R$ 20 e R$ 10 (meia).

“Essa programação celebra a enorme contribuição nordestina para o teatro brasileiro ontem, hoje e sempre. Neste momento em que a política nacional insiste em tirar o povo nordestino do foco, fizemos questão de voltar para nós os holofotes”, diz o coordenador do Festival, Romildo Moreira. A atriz Lúcia Machado que fundou a Companhia Teatro de Seraphim ao lado de Antônio Cadengue será a homenageada desta edição.

A companhia carioca Os Ciclomáticos abre a programação do Festival apresentando Ariano – O cavaleiro sertanejo, espetáculo faz uma viagem nas vivências populares, homenageando a cultura nordestina presente na obra de Ariano Suassuna. O cancioneiro, o sertanejo, o repente, o forró, o movimento armorial e o mamulengo do artista são resgatados em cena. A peça será encenada neste sábado (16) e no domingo (17), no Teatro Luiz Mendonça, sempre às 20h. O universo de Ariano será lembrado novamente nos dias 23 e 24, no palco do Santa Isabel, às 20h, com a adaptação de O Auto da Compadecida, do Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte.

Interpretado pela atriz Lívia Falcão, o monólogo Opá, uma missão, do Duas Companhias (PE), traz à cena a Palhaça Zanoia, uma benzedeira antiga, que recebeu de suas antepassadas a missão de rir de si mesma nas “sete direções”: Leste, Oeste, Norte, Sul, Acima, Abaixo e Dentro. Cumprindo essa missão, Zanoia encontrará a dádiva-diamante escondida em seu corpo. A apresentação será neste sábado (17), às 18h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Também estarão representando as montagens pernambucanas na programação: Apenas o fim do mundo, do Grupo Magiluth; Cartas, do Coletivo Caverna; Pá(Ideia), do Coletivo Grão Comum; A trilogia do feminicídio, do Criativo Soluções e O Açogueiro, de Alexandre Guimarães Produções. 

Os sentimentos perecíveis e eternos serão debatidos na peça infantil Senhor Ventilador, do Grupo Bagaceira, de Fortaleza. O texto será apresentado nos dias 23 e 24, às 16h30, no Teatro Barreto Júnior. Além das montagens, também será realizada uma atividade gratuita e aberta ao público no Salão Nobre do Teatro Santa Isabel. No dia 22, às 15h, a diretora do Instituto Martim Gonçalves, Jussilene Santana, ministrará uma palestra sobre o Centenário de Martim Gonçalves, pernambucano que criou a primeira escola cênica do país, a Escola de Teatro da Bahia.

Confira a programação:

ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO
Companhia Os Ciclomáticos (RJ)
Dias 16 e 17
Teatro Luiz Mendonça, às 20h

OPÁ, UMA MISSÃO
Duas Companhias (PE)
Dia 17, às 18h
Teatro Hermilo Borba Filho

MAR DE FITAS NAU DE ILUSÃO
Grupo Imbuaça Produções Artísticas (SE)
Dia 19, às 20h
Teatro Luiz Mendonça

A PELEJA DE LEANDRO NA TRILHA DO CORDEL
Grupo Imbuaça Produções Artísticas (SE)
Dia 20, às 20h
Teatro Luiz Mendonça

CARTAS
Dia 20, às 19h
Coletivo Caverna (PE)
Teatro Hermilo Borba Filho

PÁ(IDEIA) – PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO
Coletivo Grão Comum (PE) 
Dia 21, às 19h
Teatro Hermilo Borba Filho

APENAS O FIM DO MUNDO
Grupo Magiluth (PE)
Dia 22, às 20h
Teatro Luiz Mendonça

TRILOGIA DO FEMINICÍDIO
Criativo Soluções (PE)
Dia 22, às 20h
Teatro Barreto Júnior

SENHOR VENTILADOR
Grupo Bagaceira (CE)
Dias 23 e 24, às 16h30
Teatro Barreto Júnior

O AÇOUGUEIRO
Alexandre Guimarães Produções (PE)
Dia 23, às 19h
Teatro Hermilo Borba Filho

AUTO DA COMPADECIDA
Texto de Ariano Suassuna e montagem do Grupo Maria Cutia (MG)
Dias 23 e 24, às 20h
Teatro Santa Isabel

ORDINÁRIOS
LaMínima Circo e Teatro (SP)
Dia 24, às 20h
Teatro Luiz Mendonça
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco