Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ANOS DE CHUMBO

Peça sobre mulheres que lutaram contra a ditadura ganha temporada no Recife

Publicado em: 09/08/2019 09:22

A peça é baseada na história de mulheres que, por se oporem ao regime, acabaram sendo presas, torturadas e até mortas. Foto: Sol Pulquério/PCR
Anos de Chumbo é o nome dado ao período histórico que marca os anos mais duros da ditadura militar brasileira, abarcando o fim de 1968, com a edição do AI-5, ato institucional que derrubou a Constituição até o final do governo Médici, em março de 1974. É nesse contexto histórico que se insere Retratos de chumbo: As rosas que enfrentaram os canhões, uma peça baseada na história de mulheres que, por se oporem ao regime, acabaram sendo presas, torturadas e até mortas. A peça vai ser encenada em uma curta temporada, no Teatro Hermilo Borba (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife), hoje, amanhã e nos dias 16 e 17, às 20h. O ingresso custa R$ 20. 
 
A montagem da peça possui três atrizes Chell Morrim, Ysa Muniz e Laís Alves, que se revezam contando suas experiências diante dos horrores da ditadura militar. Apesar de se tratar de uma ficção, a peça foi baseada em pesquisas e em entrevistas e tem o objetivo de dar voz aos perseguidos políticos do período e às mulheres fortes que mantiveram seus ideais diante de um estado violento.
 
O espetáculo foi escrito por Oséas Borba Neto, que também é ator e diretor. A produção comemora os 18 anos do Grupo de Teatro João Teimoso, fundado em 2001 e vencedor de dois prêmios Myriam Muniz, em 2006 e 2007. O grupo, fundado por Oséas, é engajado em debates políticos e participa ativamente na formação cultural do estado, se apresentando como um grupo de resistência, “atuando como sociedade civil na luta pela cultura e, principalmente, pelo teatro”. 
 
Mesmo com tanto tempo de estrada, o grupo teve dificuldades de financiamento e patrocínios. Sendo assim, montaram uma “vaquinha” online e, com ajuda do público, arrecadou fundos para a realização da peça.
 
SERVIÇO
Retratos de Chumbo
Quando: Hoje, 16 e 17 de agosto, às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho, Cais do Apolo, bairro do Recife.
Quanto: R$ 20 (preço único)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco