Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

arte

Fotógrafas pernambucanas lançam plataforma digital para exposição e venda de suas obras

Publicado em: 08/08/2019 14:30 | Atualizado em: 08/08/2019 14:55

As fotógrafas Yêda Bezerra de Mello e Renata Victor. Foto: Divulgação

Unindo a poesia com a precisão do olhar, as fotógrafas pernambucanas Renata Victor e Yêda Bezerra de Mello desenvolveram a plataforma digital Duo Galeria, que possibilita a difusão dos registros fotográficos autorais na internet. A novidade será lançada nesta quinta, às 19h, em meio às comemorações da Semana da Fotografia, na loja Casapronta, acompanhada de uma exposição de mais de 30 trabalhos das duas profissionais, com registros de situações do cotidiano e da natureza. Na ocasião, serão realizadas palestras da curadora Simonetta Persichetti, sobre fotografia e arquitetura, e do fotógrafo Gustavo Bettini, sobre a técnica de fine art.

 

Foto: Renata Victor/Divulgação

A iniciativa, que reúne exposição e comercialização dos trabalhos produzidos ao longo da trajetória das duas fotógrafas, vai ao encontro dos estudos de Henry Jenkins na Cultura da Convergência. O trabalho discorre sobre a tendência das diferentes formas de comunicação convergirem para um único meio, como uma forma de adaptação às transformações culturais, sociais e mercadológicas.

Deixando o tecnicismo de lado, as fotógrafas invadem a esfera digital, abrindo espaço para um novo contato com a linguagem fotográfica. Há pouco mais de um ano, Renata e Yêda começaram a perceber o aumento nas demandas por seus trabalhos autorais, e a catalogação apareceu como uma necessidade.

Foto: Yêda Bezerra de Mello/Divulgação
"A ideia de criar o site veio também como uma maneira de organizarmos nosso acervo e também atender de maneira mais direta os pedidos que recebemos", conta Yêda. O site tem design de Gisele Abad e as impressões das fotografias são realizadas em fine art, sob orientação de Gustavo Bettini. A técnica garante uma reprodução fiel da imagem, com qualidade, preservação de cor e durabilidade própria, a mesma usada em museus e galerias.

O projeto ganhou o apoio da crítica fotográfica paulista Simonetta Persichetti, que assina a curadoria. “São duas fotógrafas, dois olhares diversos que se encontram na expressão artística da contemporaneidade”, afirma Simonetta. O grande desafio, segundo ela, foi escolher os primeiros trabalhos a serem expostos no site, que será atualizado periodicamente.

SERVIÇO
Lançamento da plataforma digital Duo Galeria
Quando: hoje, às 19h
Onde: Loja Casapronta, no Shopping da Decoração (Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274, Boa Viagem)

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco