Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

Cine PE 2019: Ficção fantástica e suspense foram destaques da quarta noite

Publicado em: 02/08/2019 13:01 | Atualizado em: 02/08/2019 13:06

Felipe Leibold, diretor do longa-metragem carioca Um e Oitenta e Seis Avós. Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação
O elemento em comum entre os filmes exibidos na última quinta-feira (1º), durante a 23ª edição do Cine PE, realizada no Cinem São Luiz, é que cada personagens precisa lidar com algum mistério pessoal. Júlio é assombrado pelos acontecimentos sobrenaturais que invadem sua casa ao resgatar um acervo de fotos antigas de seu avô, na ficção pernambucana Coleção, de André Pinto e Henrique Spencer. Em uma cidade, moradores são atormentados por um lobisomem possuído por um desejo insano de estripar suas vítimas no suspense Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista.

Seguindo o mesmo tom sombrio, o pernambucano Casa Cheia, de Carlos Nigro, fala sobre esquecimento e abandono. Júlia, personagem da animação Só Sei Que Foi Assim, de Giovanna Muzel, sente as partes do seu corpo se despedaçando diante de sua rotina. E até no poético Vinillis Frutiferis, um jornalista é levado ao interior do Espírito Santo por uma misteriosa safra de árvores cujos frutos são discos de vinil.

Também é enigmático o longa-metragem carioca Um e Oitenta e Seis Avós, do diretor estreante Felipe Leibold. O drama tem como ponto de partida um estranho diagnóstico do desaparecimento de órgãos, como rins e pulmões, de sua personagem principal.

A atração pelo mistério é tão perceptível que até mesmo os discursos de apresentação das produções foram pautados pela máxima do "menos é mais" - talvez pelo fato de um mesmo filme ser consumido de diferentes formas por cada expectador, mas principalmente porque a melhor sinopse para cada uma das películas exibidas seria assistí-la e tirar suas próprias conclusões. O próprio material de divulgação das produções pouco explicava, mas foi suficientemente instigante para lotar novamente o cinema.

NOITE DA QUINTA-FEIRA
Na noite desta sexta-feira (2), o festival dá continuidade a sua programação a partir das 19h30, com a exibição do curtas Epigramas, S/N (Sem Número), Tommy Brilho, Vivi Lobo e o Quarto Mágico, À Margem do Universo, 3x Melhor, Lembra e O Mistério da Carne. Em seguida, o Cine PE exibe o documentário em longa-metragem Espero Tua (re)volta, de Eliza Capai. As entradas são gratuitas.
TAGS: cine | pe | cobertura | 2019 | noite |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco