Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Especial

Afoxé Ará Omim, o canto da resistência negra na Região Metropolitana do Recife

Publicado em: 12/08/2019 16:15 | Atualizado em: 01/10/2019 00:24

O grupo tem como divindade patrona o Orixá Iemanjá. Foto: Samuel Calado/DP

Na comunidade do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, existe um grupo de afoxé cujo o orixá patrono é representado por Iemanjá, deusa ligada a maternidade e aos oceanos. O Ará Omim, traduzido como "Povo das Águas", leva para as ruas o encanto da religiosidade de matriz africana e a força da negritude. 

 
O presidente do grupo, Lourival Santos, conta que o grupo foi fundado em 2014 como um presente de um filho de Xangô (orixá do fogo e da justiça) por Iemanjá. “Esta divindade sempre esteve presente em minha vida, abrindo os caminhos e me protegendo contra o mal. Após passar por vários afoxés, decidi pedir a autorização para fundar o Ará e ele nasceu”, relata.
 
 
 
E a semente foi plantada no Ilê Iemanjá Sabá, localizado no bairro de Nova Descoberta. A confirmação foi feita pelo sacerdote Sebastião de Iemanjá diante dos filhos de santo da casa. Após rezas e pedidos, o líder espiritual jogou os búzios sobre uma arupemba coberta por uma toalha branca e constatou a "Aláfia", que significa confirmação positiva. Foi a partir desta autorização que o grupo começou as atividades. 
 
O objetivo de criar o afoxé também estava no combate à intolerância religiosa. Segundo Lourival, - que também é Ogã pejigan - existiam vários relatos racismo e discriminação contra candomblecistas na localidade. “As pessoas tinham visões horríveis da nossa religiosidade. Nos chamavam dos mais terríveis nomes. Isso só nos motivou mais ainda a continuar e mostrar como é lindo o nosso axé”.   
 
Foto: Samuel Calado/DP

 
Outro fôlego para os afoxezeiros era a possibilidade de um trabalho social atuante dentro da comunidade, que até teve no início dos anos 2000, mas foi interrompido por falta de recursos.  “Viemos para resgatar esses jovens e dar ocupação para eles. Fazendo com que percebam a importância da cultura no desenvolvimento enquanto seres humanos”. E a adesão dessas pessoas pôde ser vista com o passar do tempo.
 
 
Atualmente o Ará Omim conta com aproximadamente 30 componentes fixos e vários participantes nas oficinas. Por questão de tempo e responsabilidades, o primeiro zelador, passou cedeu o cargo de sacerdote do grupo ao babalorixá Guto de Iemanjá, que deu continuidade aos trabalhos espirituais. Na medida em que o grupo foi aumentando, o espaço físico do terreiro, localizado no bairro de Nova Descoberta tornou-se pequeno. Houve então a necessidade de transferir as atividades para a a Associação de Moradores do Alto Treze de Maio, também na Zona Norte. 
  
Segundo os brincante, houve uma resistência muito forte no início das atividades. O que mais incomodava os vizinhos era a sonoridade dos atabaques, não pela questão do volume mas por serem de matriz africana. “Fomos vítimas de intolerância e racismo. Eles diziam que nós estávamos cultuando o demônio durante as oficinas e não compreendiam a importância do papel social do afoxé”, conta Lourival. 
 

 
O problema tomou uma proporção tão grande que o grupo chegou a receber denúncias escritas e até abaixos-assinados para que se retirassem do local, considerado de grande visibilidade. No momento mais crítico, fundamentalistas se reuniram com o líder comunitário, Severino Oliveira, mais conhecido como Bibiu, para denunciar o “culto a satanás” promovido pelos integrantes do grupo. Foi preciso muita cautela e trabalho de conscientização com a população, como explica o representante da comunidade, que se recusou a afastar o Ará Omim na programação da Associação. “É fundamental ter um grupo popular como o Afoxé Ará Omim e tantos outros grupos que apresentam na redondeza em Casa Amarela, além de resgatar a cidadania na periferia, eles possibilitam a vivência do princípio de direitos de vida do cidadão”, explica o líder político. Foi a partir desse apoio que o Afoxé Ará Omim continuou com suas atividades nas comunidades do Vasco da Gama, Alto Treze de Maio e Nova Descoberta. 
 
 
Assim como todos os grupos de matriz africana, antes de sair no carnaval o participantes adeptos da religião realizam uma série de preceitos religiosos para pedir proteção aos orixás, em especial a divindade Iemanjá. Segundo Lourival esta deusa, diferente de como é vista no sincretismo religioso, é representada por uma mulher negra, de cabelos crespos e seios fartos. Os seus elementos se encontram na natureza e nas águas. “Ela é a senhora da imensidão, a mãe que protege a todos que acreditam”, explica.  De acordo com líder do grupo, Yemanjá na linguagem yorubá significa ‘Mãe cujo os filhos são peixes’. 
 
 
"Aquela que leva para o fundo do mar todos os problemas, confidências e pedidos. Com sua proteção ela trouxe conforto no breu dos porões dos navios e esperança para chegar no continente com vida. Ela traz em suas ondas a realização dos nossos pedidos, o amor em forma de peixes e a paz no som das conchas”, ressalta. A saudação desse orixá é ‘Odoyá Yemanjá’, que significa mãe das águas.  
 
Lourival conta que mesmo tendo fundamento com os terreiros de Candomblé, o Afoxé não se limita aos filhos de santo da casa onde foi fundada, tampouco apenas aos religiosos. “O Ará Omim é uma extensão da comunidade, da religião, da ancestralidade, da resistência negra e social”, explica. Desde a sua fundação, o afoxé se preocupa em estar presente nos eventos que promovem a diversidade e o respeito entre as pessoas. Já realizou diversas apresentações em Pólos carnavalescos festivais. Entre as conquistas do grupo, pode se destacar a apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns, em 2016, e a habilitação no carnaval pela Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe). 

Foto: Samuel Calado/DP


Atividades formativas na Casa da Cultura
 
Atualmente o grupo  atende jovens de diversas comunidades Região Metropolitana, oferecendo várias oficinas, entre elas, percussão, canto, dança, confecção de instrumentos e adereços carnavalescos. Além disso, realiza também ações de formação cidadã como seminários, debates e rodas de diálogos. 
 
A partir deste sábado (17), através do projeto 'Povo das Águas', o afoxé estará realizando uma série de atividades formativas mensais na Casa da Cultura, área central do Recife. Vão trazer também grupos culturais para agregar conhecimento e defesa da cultura negra no estado. As atividades terão certificados.  Para participar, basta chegar com antecedência no local e fazer a inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do número (81) 3224-0557. 
 

 

Veja também  

 

EP 01: Conheça a história dos Afoxés em Pernambuco

EP 02: Afoxé: força e resistência da religiosidade de matriz africana na rua 

 

EP 03: Afoxé: sinônimo de resistência e trabalho social

EP 04:  O sentido da dança nos Afoxés de Pernambuco 

 

EP 05: A essência da musicalidade nos afoxés de Pernambuco 

 

EP 06: Filhos de Dandalunda: beleza e riqueza da Nação Angola em Pernambuco 

 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco