Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Jardim Botânico do Recife celebra seus 40 anos com novidades para os visitantes

Publicado em: 31/07/2019 12:40 | Atualizado em: 31/07/2019 12:58

Na solenidade será inaugurada uma coleção, uma trilha e um aplicativo. Foto: André Rego Barros/Divulgação

Em 1979, a capital pernambucana ganhava o Jardim Botânico do Recife (JBR), um espaço único e um verdadeiro presente para as futuras gerações. O projeto foi aprovado pelo então prefeito Gustavo Krause. Além de abrigar coleções botânicas e jardins, o espaço é um remanescente de floresta atlântica que se integra a outras unidades protegidas, formando um importante cordão verde na Zona Oeste do município. Em 2019, no aniversário de quatro décadas do JBR, a prefeitura do Recife preparou uma série de novidades, nessa quinta-feira (01), às 10h.

 

Na solenidade serão inauguradas a coleção de Passifloraceae, fruto de ações de pesquisa e conservação, que permite ao visitante conhecer e contemplar espécies de Maracujá que ocorrem na flora nativa e exótica. Também, uma Trilha Acessível com extensão de 50m destinada a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e um aplicativo desenvolvido por estudantes da Universidade Rural Federal de Pernambuco, incluindo informações em áudio sobre todos os espaços do Jardim Botânico. 

 

A programação comemorativa inclui uma caminhada ecológica, dinâmica com artistas-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e sustentabilidade, apresentação do Coral Pró-Criança, formado por jovens cantores de 14 a 25 anos em situação de risco.

 

Os serviços prestados pelo Jardim Botânico vão muito além do lazer. “É considerado um museu vivo, suas coleções permitem que a sociedade conheça a biodiversidade e a importância das plantas para a humanidade, além de possuir um amplo acervo de espécies catalogadas. Até o final do ano, novos espaços e instalações serão inaugurados no JBR, assim como ações para desenvolver a percepção dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

 

Com a missão de contribuir para a conservação da flora pernambucana, em especial da Mata Atlântica, integrando práticas de educação ambiental, paisagismo e pesquisas científicas. O Jardim Botânico do Recife é dividido em doze espaços. Entre eles, biomas de Pernambuco; Coleção de passifloraceae; Jardim de palmeiras; Jardim africano; Viveiro florestal; Jardim medicinal; Meliponário; Bosque da fama; Orquidário; Jardim de araceae; Jardim sensorial e Jardim tropical. 

 

SERVIÇO

Aniversário de 40 anos do Jardim Botânico do Recife

Quando: Quinta-feira (01), às 10h

Onde: Jardim Botânico - Rodovia BR 232, s/n - Curado

Quanto: Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco