Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FIG

Iezu Kaeru lança fotolivro no Festival de Inverno de Garanhuns

Publicado em: 24/07/2019 11:33 | Atualizado em: 14/12/2019 19:43

Obra reflete sobre ancestralidade de pedras e mineirais. Foto: Divulgação/ITÁ
 
Itá, que significa “pedra” em tupi-guarani, é a palavra que dá nome à nova obra Iezu Kaeru. O fotógrafo e artista recifense fará o lançamento de seu livro nessa quarta-feira (24), às 18h, na Praça da Palavra em Garanhuns, um dos polos da programação do 29º Festival de Inverno. Na ocasião, haverá bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. O trabalho, com encadernação artesanal, cria uma contraposição com a densidade das imagens minerais, em meio a uma atmosfera pesada e tropical.
 
O fotolivro ITÁ foi lançado em junho do ano passado, em evento promovido pela Fotô Editorial na cidade de São Paulo. Desde então, a obra já passou por diversos festivais e feiras nacionais e internacionais, a exemplo da SP-Arte, da Feira Miolo (SP), da Bienal de Arte de São Paulo e do Festival La Luz, na Argentina. A publicação é parte de um projeto aprovado pelo Funcultura e conta com textos de Iezu Kaeru e de Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia com mais de 70 exposições realizadas no Brasil e no exterior. O design gráfico do projeto tem a assinatura de Zianne Torres, do Diario de Pernambuco. 
 
“Em ITÁ, Iezu Kaeru investe sobre a pedra interessado na ancestralidade que ela carrega em sua carnadura concreta. O que outrora foi liquido, matéria maleável, hoje é rocha que condensa a soma dos dias e a sapiência do mundo”, explica o curador. “No poema A educação pela pedra, o poeta recifense João Cabral de Melo Neto nos apresenta uma linguagem seca, precisa e concisa. Como sempre afirmava, a arte para ele não era intuitiva, mas sim uma espécie de cálculo preciso que findava por mostrar a linguagem e seus símbolos de forma crua, nua”, compara Eder, colocando as obras em diálogo.
 
Além do lançamento do livro, o público do Festival de Inverno também tem a oportunidade de visitar a exposição ITÁ. Até então inédita em Pernambuco, a mostra fica em cartaz na Casa Galeria Galpão (Av. Rui Barbosa, 391, Heliópolis) até o sábado, das 16h às 21h, com entrada gratuita. O livro está disponível para compra, por R$ 25, na Praça da Palavra e na lojinha da Casa Galeria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco