Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Engenho da Imagem oferece curso de cinema gratuito na Mata Norte

Publicado em: 23/07/2019 17:41 | Atualizado em: 23/07/2019 18:56

Foto: Manu Leite/Divulgação

O 3º Engenho da Imagem, projeto gratuito de formação livre em audiovisual e cinema, está com inscrições abertas até esta quinta-feira (25) para profissionais, amadores e público em geral com interesse em capacitação na área. Os encontros serão realizados de 3 de agosto a 9 de setembro, no município de Carpina.

São 25 vagas disponíveis, exclusivas para naturais ou residentes da Zona da Mata Norte. Para participar, basta realizar pré-inscrição pelo link bit.ly/engenhodeimagem. A divulgação dos inscritos será nesta sexta-feira (26), via e-mail e redes sociais.

As aulas serão ministradas durante seis fins de semana consecutivos, com uma imersão em nove conteúdos relacionados à realização audiovisual com importantes nomes do cinema pernambucano, como Hilton Lacerda, Pedro Severien e Lívia Falcão. As temáticas abordam desde o planejamento e a concepção de projetos até a concretização, culminando com a realização de dois curtas-metragens feitos inteiramente pelos participantes.

Os 25 contemplados serão selecionados tendo em vista expertise e/ou interesse na área, bem como disponibilidade para as aulas. O resultado da seleção sai no dia 26/07. Além do curso, os selecionados recebem alimentação, hospedagem, transporte e material didático.

INCENTIVANDO O AUDIOVISUAL
O curso Engenho de Imagem é uma realização das produtoras 9Oitavos e Anilina, que se juntaram para aquecer e fomentar o mercado de audiovisual da Mata Norte. Com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, a iniciativa já ocorreu em duas edições, trazendo visibilidade e fortalecimento ao cinema independente feito na Zona da Mata.

A primeira edição do curso, em 2013, aconteceu no Engenho Poço Comprido, em Vivência; e a segunda, em 2017, na Praia de Atapuz, em Goiana. Ao todo, foram 50 pessoas formadas nas mais diversas habilidades para realização audiovisual, em temáticas como Produção Executiva, Direção de Arte, Roteiro e Atuação. Como resultado das edições, foram realizados quatro curtas-metragens - Zé Mateu, Cícero, Avesso Reverso e Geisiely com Y - obras que retratam realidades e vivências da Mata Norte.

Para 2019, a intenção é dar seguimento ao processo de fortalecer o Cinema feito de forma independente, qualificando e inserindo pessoas da Zona da Mata na cadeia produtiva do audiovisual. "Esperamos atuar como elemento propulsor desse mercado, formando profissionais competentes para que o bom Cinema pernambucano siga se fortalecendo, tendo como base talentos originários do interior", aponta Caio Dornelas, coordenador pedagógico do curso.

SERVIÇO
3º Curso Engenho de Imagem
Quando: de 03 de agosto a 08 de setembro de 2019
Onde: Carpina, em Pernambuco
Pré-inscrições pelo link: http://bit.ly/engenhodeimagem até 25 de julho

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
03 e 04/08 - Elaboração de Projetos e Acessibilidade, com Carla Francine e Túlio Rodrigues
10 e 11/08 - Narrativa Cinematográfica, com Pedro Severien
17 e 18/08 - Roteiro para Cinema, com Hilton Lacerda
24 e 25/08 - Fotografia e Produção Executiva, com Tiago Calazans e Tarsila Tavares
31/08 e 01/09 - Atuação para Cinema e Produção, Lívia Falcão e Eva Jofilsan
07 e 08/09 - Direção de Arte e Assistência de Direção, com Lia Letícia e Pethrus Tibúrcio
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco