Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

Cine PE 2019: Holograma de Graça Araújo emociona o público a abertura

Publicado em: 30/07/2019 11:05 | Atualizado em: 30/07/2019 11:16

Holograma de Graça Araújo e sua irmã Conceição Araújo recebendo o Calunga de Ouro. Fotos: Felipe Souto Maior/Divulgação

Durante 22 anos, a jornalista e cerimonialista Graça Araújo emprestou sua voz potente à apresentação do Cine PE - Festival do Audiovisual, realizado no Cinema São Luiz. Nesta segunda-feira (29), na abertura da 23ª edição do evento, o palco se iluminou com um holograma que trazia o rosto e a voz da comunicadora. "Eu sempre estive com vocês nesses 22 anos, neste ano não poderia ser diferente", disse a imagem, surpreendendo a sala de cinema lotada.

A ação fez parte da cerimônia de homenagem que ainda contou com entrega do troféu Calunga de Ouro, a maior honraria do festival, à irmã de Graça pela equipe que trabalhou nos bastidores com a jornalista durante os últimos 22 anos.

O vídeo-simulação foi seguido pela estreia da atriz pernambucana Nínive Caldas como cerimonialista do evento. "A vida da Graça (a nossa, Araújo) é uma extensão da vida do Cine PE", dizia um dos trechos mais tocantes do texto de homenagem de Sandra Bertini, lido com muita sensibilidade por Nínive.

Na abertura da programação de seu 23º ano, o Cine PE exibiu os dois filmes da mostra Hors Concours: o curta Parto Sim, de Kátia Mesel, e o longa-metragem Frei Damião - O Santo do Nordeste, de Deby Brennand. 

Derby Brennand e Katia Mesel. Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação
Baseado em fatos reais, a ficção Parto Sim retrata a delicada situação das grávidas de Fernando de Noronha, que precisam deixar suas casas até a 34ª semana de gestação e ir para o Recife, onde há oferta de assistência médica adequada. “Gravidez precoce, adoção e aborto são mencionados dentro do enredo, então este é um filme que incomoda”, comentou a cineasta Kátia Mesel. 

O longa-metragem Frei Damião - O Santo do Nordeste, por sua vez, é um documentário que desvenda o homem por trás do mito religioso por meio de entrevistas com alguns descendentes de italianos, amigos, párocos e frades franciscanos que conviveram com Frei Damião. "É um prazer estrear meu segundo longa dentro do Cine PE. Antes de sonhar em ser cineasta, eu já prestigiava o evento", comentou Deby.

MAIS PROGRAMAÇÃO
O Cine PE segue nesta terça-feira (30) com a exibição dos curtas pernambucanos Mulheres de Fogo e Pisciano, além de Carrero, o Áspero Amável, de Luci Alcântara e Procuram-se mulheres, documentário de Rozzi Brasil, ambos dentro da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais. Em seguida, o evento exibe o longa-metragem Abraço, com presença confirmada do ator Flávio Bauraqui. Neste ano, o Cine PE acontece no Cinema São Luiz e as entradas são gratuitas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco