Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Arte

Arte Plural Galeria comemora 14 anos com lançamento de novo catálogo, contando parte de sua trajetória

Publicado em: 23/07/2019 10:34

A galeria faz parte da história de ebulição cultural do bairro do Recife Antigo. Foto: Nando Chiappetta/Divulgação
 
A arte inquieta, expressa a liberdade, nos propõe diferentes visões. Com o seu novo catálogo, o segundo de sua história, a Arte Plural Galeria celebra 14 anos contando sua própria narrativa e, consequentemente, parte da narrativa da arte de Pernambuco. O lançamento da publicação para os convidados será essa terça-feira (23) na galeria situada no Bairro do Recife, às 19h. Para o público geral, estará disponível a partir de quarta (24), no horário de funcionamento do espaço.
 
Logo em seu início, a galeria participou ativamente da efervescência cultural que fazia parte da região do Recife Antigo, que tinha acabado passado por uma revitalização, tanto estrutural quanto no âmbito criativo do bairro. Inaugurada em 2005, a Arte Plural se firmou como um espaço para agregar diversas formas de arte.
 
Em 14 anos, foram mais de 80 exposições, com um público de visitantes superior a 40 mil. Fizeram parte da trajetória nomes como Tiago Amorim, Roberto Ploeg, Maurício Arraes, Roberto Lúcio, Renato Valle, Alexandre Severo, Evandro Teixeira, Gustavo Bettini, Lia Lubambo, Francesco Zizola, Edu Simões, Ricardo Labastier, Yeda Bezerra de Melo, entre outros.
 
Segundo Fernando Neves, proprietário da galeria, a Arte Plural abriu quando o Observatório da Imagem fechou as portas. Sendo assim, foi uma das pioneiras a consagrar a fotografia como expressão artística. O grafite, muito ligado à cultura periférica, também encontrou espaço no local. “Não temos barreiras. O novo sempre é bem-vindo. Só precisa ser arte boa”, diz Fernando.
 
O espaço conta com uma equipe de curadores que ajudaram a escolher as melhores fotos para ilustrar essa narrativa artística do novo catálogo. Raul Córdula, Simoneta Persichetti, Maria do Carmo Nino e Jomard Muniz de Brito estão entre eles. Em meio a lembranças de muitos que trabalharam e expuseram na galeria, Fernando Neves ressalta a importância de todos que de alguma forma ajudaram a construir o caminho. E se lança ao futuro. “Entendemos que ainda há muito a ser percorrido. A arte é ilimitada, ‘ilimitante’, livre e resistente”, afirma.
 
SERVIÇO
Lançamento do Catálogo APG 
Quando: Terça (23), às 19h, para convidados - a partir de Quarta-feira (24) para o público geral
Onde: Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife 
Quanto: gratuito
TAGS: cultura | recife | artes | plural | arte | galeria |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco