Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Viva Pernambuco

André Rio celebra cultura nordestina e apresenta seu novo projeto no Recife

Publicado em: 31/07/2019 08:56 | Atualizado em: 31/07/2019 13:47

No show, o músico apresentará canções do novo álbum, intitulado Amor Nordeste, e dos 40 anos de carreira. Foto: Angélica Souza/Divulgação
Antes de embarcar para uma turnê na Europa, o cantor e compositor recifense André Rio traz seu novo disco e turnê para o Teatro de Santa Isabel. A apresentação em primeira mão do show Rosa de cheiro será realizada nesta sexta-feira (31), às 20h30, e terá o mesmo formato das apresentações que o artista fará em 15 cidades europeias, no mês de agosto. O show é uma homenagem à figura do cancioneiro nordestino e faz parte da 19ª edição do projeto Viva Pernambuco.

A iniciativa surgiu como forma de fortalecer a cena local nas apresentações europeias. “O Viva Pernambuco foi idealizado em 2000 quando voltei da Europa. Sentia falta de um projeto que exaltasse a cultura pernambucana, então decidi criá-lo e todo ano me apresento, com convidados”, explica André Rio, em entrevista ao Viver

Com mais de 40 anos de carreira e 19 de Viva Pernambuco, André Rio levará ao Santa Isabel canções famosas e um mergulho em sua obra autoral. Músicas como Maria Bonita, Na levada da embolada, Menina morena e Farol de Olinda ganham uma cara nova, com novos arranjos e executadas por uma banda minimalista com baixo, bateria percussiva, piano acústico e a participação de Luciano Magno - convidado desta edição do projeto - nos violões e guitarra. Em algumas cidades da Europa, a turnê também contará com os pernambucanos Herbert Lucena e Lilian Raquel. 

Além disso, o artista recifense apresenta músicas inéditas de seu novo trabalho. Uma delas é Rosa de cheiro, canção que dá nome à turnê e uma homenagem a Alceu Valença. Em Viva Pernambuco, o cantor apresenta um baião estilizado, e em Amor Nordeste, uma toada nordestina que dá nome ao novo álbum. As canções inéditas fazem parte do novo disco, que será lançado durante a turnê na Europa, e logo depois no Brasil. 

O cantor fala que o público português, por exemplo, já é bem familiarizado com sua obra, tanto que, há cinco anos, seus projetos são gravados pela gravadora portuguesa LAD. A língua entra como um fator decisivo para o engajamento. Já em países como Inglaterra e Alemanha, o cantor garante que o ritmo contagiante de Pernambuco quebra as barreiras da língua. “A força rítmica do Nordeste é enorme. Se comunica com qualquer coração, independente de língua.”

SERVIÇO
Show Rosa de cheiro, de André Rio 
Quando: Sexta-feira, às 20h30 
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio)
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco