Diario de Pernambuco
Busca

PESQUISA

Cientistas descobrem composto que pode combater bactérias resistentes

Publicado em: 10/08/2022 16:45

 (Foto: Reprodução/pixabay)
Foto: Reprodução/pixabay
Pesquisadores observaram que o composto fabimicina inibe bactérias resistentes a medicamentos em experimentos de laboratório, assim como em camundongos com pneumonia e infecções no trato urinário. Agora, a expectativa é que o composto possa se tornar um medicamento usado para tratar infecções em humanos.

De acordo com os cientistas, as bactérias gram-negativas são desfiadoras porque possuem sistemas de defesa fortes, constituídos por paredes celulares que garantem resistência contra antibióticos. Elas também têm a capacidade de sofrer mutações para eviatr vários medicamentos. "Além disso, os tratamentos que funcionam não são muito específicos, erradicando muitos tipos de bactérias, inclusive as benéficas", diz o estudo.

A fabimicina se mostrou eficaz contra mais de 300 isolados clínicos resistentes a medicamentos, reduzindo a quantidades de superbactérias em camundongos com peneumonia ou infecções do trato urinário para níveis pré-infecção.

A pesquisa,intitulada An Iterative Approach Guides Discovery of the FabI Inhibitor Fabimycin, a Late-Stage Antibiotic Candidate with In Vivo Efficacy against Drug-Resistant Gram-Negative Infections (Uma abordagem iterativa orienta a descoberta do inibidor de Fabimicina, um candidato a antibiótico em estágio avançado com eficácia in vivo contra infecções por Gram-negativos resistentes a medicamento, em tradução livre), foi publicada pela American Chemical Society.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL