Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

CUIDADOS

Saúde ocular do bebê merece atenção desde a barriga

Publicado em: 07/04/2021 17:01

Dispositivos eletrônicos não devem ser usados antes dos dois anos de idade (Foto: Pixabay/Reprodução)
Dispositivos eletrônicos não devem ser usados antes dos dois anos de idade (Foto: Pixabay/Reprodução)

A via placentária e o cordão umbilical são os caminhos por onde a mãe alimenta seu bebê durante a gestação. Por isso, a mãe deve estar atenta aos seus hábitos para que sejam sempre saudáveis e não prejudiquem o desenvolvimento do bebê, incluindo a saúde ocular. Fumar e ingerir álcool durante a gestação e consumir uma alimentação de baixo teor nutritivo, podem provocar, ainda dentro da barriga, o surgimento de malformações congênitas oculares.

Segundo o oftalmologista da Unimed Recife, Wagner Lira, alguns medicamentos ingeridos pela gestante, por exemplo, atravessam a chamada barreira placentária e chegam à circulação do feto. “É fundamental não se automedicar. Alguns são benéficos na prevenção de malformações como o Ácido Fólico e outros completamente nocivos como o Metotrexato”, alerta o médico.

Outra forma de garantir a saúde ocular do bebê, segundo o Dr. Wagner Lira, é a realização do teste do olhinho. “O exame é fundamental e deve ser realizado ainda na maternidade pelo pediatra para a detecção de alterações como catarata congênita e retinoblastoma”, diz o oftalmologista. 

Cuidados
Os cuidados com a visão seguem com o avanço da idade. De acordo com o médico, dispositivos eletrônicos não devem ser usados antes dos dois anos de idade. Já entre os dois e cinco anos, o tempo máximo diante das telas é de uma hora ao dia. E acima de cinco anos por 2 horas ao dia.

“A luz azul presente nos eletrônicos, como nos smartphones, tablets, computadores e TVs tem muita energia e é capaz de atravessar as estruturas oculares e atingir a retina causando uma degeneração macular. Pode ainda causar fadiga ocular digital causando visão embaçada, cefaleia e insônia”, explica Lira.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco