Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Apae Brasil pede prioridade na vacinação para todas as pessoas com deficiência

Publicado em: 19/01/2021 12:08 | Atualizado em: 19/01/2021 13:15

 (Editoria de ilustração)
Editoria de ilustração

 
No plano de vacinação contra Covid-19 do governo federal, somente pessoas com deficiência permanente severa estão entre aquelas que vão ser imunizados na primeira e segunda fases. A entidade Apae Brasil pede ao Ministério da Saúde para que reconsidere a determinação específica, defendendo a prioridade irrestrita de todas as pessoas com deficiência nas ações de vacinação contra o novo coronavírus. 


“Milhares de famílias estão à espera da vacina para que os familiares retornem aos tratamentos. Restringir apenas àquelas em condições severas é colocar em risco uma população que já vive em condições de vulnerabilidade social. A Lei Brasileira de Inclusão prioriza as pessoas com deficiência. Atualmente, nas 2,2 mil Apaes em todo o Brasil, assistimos mais de 900 mil pessoas, muitas delas pobres, sem acesso à internet”, garante José Turozzi, presidente da Apae Brasil e da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

A Apae também pede que avaliação da deficiência seja feita de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, “em uma perspectiva biopsicossocial, por equipe multidisciplinar e com ferramenta validada para este fim”. Em ofício enviado à Presidência da República, com cópia aos Ministérios da Saúde e Direitos Humanos, Turozzi explica que foram mais afetados aqueles com deficiência, no mercado formal de trabalho, na maioria ainda afastadas pela necessidade de adaptação das medidas sanitárias para contenção do vírus.


“Pessoas com deficiência sofrem com a falta de acessibilidade comunicacional e ambiental, o que eleva o risco de contaminação, considerando a dificuldade de orientação acerca das normas de higienização e estrutura socioeconômica precárias dada a sua condição vulnerável”, aponta o ofícios. Todas essas complexidades somadas à crise financeira e social, tornam múltiplas as vulnerabilidades sociais da pessoa com deficiência, informa o ofício, o que justifica a inserção entre o público prioritário para vacinação, reforça a Apae Brasil.

Resposta
A organização também pleiteia que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, lançado pelo governo federal, em dezembro último, seja alterado, de modo a incluir de forma global esse segmento da população como público prioritário. Em resposta ao ofício da Fenapaes, a Presidência da República respondeu, em documento assinado pro Aida Iris de Oliveira, chefe do gabinete-adjunto da Gestão Interna do Gabinete Pessoal do Presidente da República, que “o ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL