Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

Inspirados em Star Wars, cientistas criam pele artificial capaz de recriar tato

Publicado em: 03/08/2020 20:10 | Atualizado em: 03/08/2020 21:36

 (Foto: Reprodução/YouTube/Star Wars)
Foto: Reprodução/YouTube/Star Wars
Pesquisadores de Singapura desenvolveram uma "pele eletrônica" capaz de restaurar a sensação do tato em pessoas que utilizam próteses. O dispositivo, que tem perto de 1 cm², é chamado ACES, ou "Asynchronous Coded Electronic Skin" e permite ao usuário sentir textura, temperatura e até dor através de 100 pequenos sensores.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Singapura, consegue processar informações mais mais rápido do que o sistema nervoso humano, reconhecendo entre 20 e 30 tipos de texturas diferentes, além de ler cartas em braille com mais de 90% de precisão.

"Os humanos precisam deslizar para sentir a textura, mas neste caso a pele, com apenas um toque, é capaz de detectar texturas de rugosidade diferente", disse o líder da equipe de pesquisa Benjamin Tee, acrescentando que os algoritmos de inteligência artificial permitem que o dispositivo aprenda rapidamente.

Tee revelou que o dispositivo foi inspirado em uma cena da saga Star Wars em que o protagonista Luke Skywalker perde a mão direita e ela é substituída por uma robótica, capaz de experimentar sensações de toque novamente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL