Brasil

Veja como identificar as fake news e golpes sobre as chuvas no RS

Governo cria força-tarefa para combater fake news que promovem desinformação sobre a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul

Vista aérea de uma área alagada de Canoas, município ao norte de Porto Alegre

O governo do Rio Grande do Sul criou uma força-tarefa de checagem e contestação de fake news relacionadas às chuvas no estado e compartilhadas pelas redes sociais. Depois de identificadas, monitoradas e apuradas por uma equipe, as informações são disponibilizadas para a imprensa e compartilhadas nos perfis oficiais do governo.

 

Além da medida de checagem, foi estabelecido um canal direto com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados que promovem a desinformação.

 

“Neste momento de calamidade, a desinformação pode agravar ainda mais a situação. Pedimos a todos que sejam responsáveis ao compartilhar informações e confiem apenas em fontes confiáveis. Juntos, podemos enfrentar essa crise com seriedade e solidariedade”, destaca a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

 

Confira a matéria completa no Metrópoles

 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco