Brasil

Eclipse solar 2023: fenômeno será visível de vários estados; veja data e horário

O eclipse anular do sol vai acontecer em 14 de outubro


 

Um deslumbrante espetáculo vai acontecer no céu no dia 14 de outubro: o eclipse anular do Sol.

 

Este fenômeno astronômico acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo maior parte da estrela e deixando visível apenas um "anel de fogo". 

 

O eclipse anular do Sol vai ser visível no Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste.

 

Eclipse anular do sol vai ser visto de Pernambuco? 

A anularidade, onde o Sol forma um “anel de fogo” ao redor da Lua, será visível nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas - do Alasca à Argentina - um eclipse parcial será visível.
 
Essa faixa de anularidade passa pelos estados Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As capitais estaduais Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba) são as únicas que estão no caminho da anularidade. O eclipse será visto como parcial em todo o território nacional. 
 
[SAIBAMAIS]

O eclipse será visto no Brasil durante o pôr do Sol. Assim, algumas regiões não poderão ver o eclipse até o final, pois este momento pode ocorrer quando o Sol já tiver se posto.
 

Eclipse solar 2023 ao vivo

 

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmitirá ao vivo o eclipse anular do Sol. 

 

O evento poderá ser assistido através do YouTubeClique aqui para assistir.


Tanto no eclipse total quanto no anular a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu.

A frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O Próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 02 de outubro de 2024. 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco