Neste sábado, 28 de outubro, acontece outro eclipse visível aos olhos dos brasileiros. Desta vez, é o eclipse lunar parcial, fenômeno em que parte do satélite natural penetra na sombra da Terra.
"Temos dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra. A primeira é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nessa sombra ocorre o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua”, explica a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento.
No caso do eclipse do dia 28, a Lua terá 6% de sua superfície coberta pela umbra, assim ficando com uma pequena parte "desaparecida".
HORÁRIO DO ECLIPSE DA LUA
Ao nascer da Lua, a região mais a Leste o Brasil poderá ver o eclipse parcial da Lua.
Essa parte corresponde aos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte e parte dos estados Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.
Essas regiões devem poder assistir ao eclipse por volta das 17h, quando a Lua nasce no céu.
Nas demais localidades, o eclipse será penumbral, já que a Lua terá passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte.
ONDE ASSISTIR O ECLIPSE AO VIVO?
A partir das 15h, será possível assistir ao eclipse parcial da Lua por meio da transmissão do Observatório Nacional.
Além de exibir imagens do eclipse, os astrônomos vão, como de costume, conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas.
Clique aqui para acessar a página da transmissão.