Neste sábado (14/10), os brasileiros poderão observar um eclipse anular do Sol. O fenômeno ocorre quandoa Lua cobre o centro do Sol, criando um "anel de fogo" no céu.
Estados do Nordeste e Norte, como Pernambuco, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins terão visão privilegiada.
Em 2024, haverá outro eclipse solar, mas não poderá ser visto de Pernambuco.
Eclipse anular do sol vai ser visto de Pernambuco?
Clique aquipara seguir o canal do Diario de Pernambuco no WhatsApp e receber as principais notícias do dia diretamente no seu celular.
Como ver o Eclipse do Sol com segurança
O Observatório Nacional reforça que não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina.
O ideal é que se use filtros adequados para a observação, que não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior.
Observar o Sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de profissionais que saberão os filtros corretos a serem utilizados. O Espaço Ciência e o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, estarão abertos abertos para o público contemplar o eclipse com segurança.
Como assistir o Eclipse Anular Solar 2023 na internet
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmitirá ao vivo todo o eclipse anular do Sol.
Tanto no eclipse total quanto no anular a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu.
A frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O Próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 02 de outubro de 2024.