VACINAÇÃO

Muito abaixo da meta, campanha de vacinação contra a polio acaba nesta sexta

Publicado em: 27/09/2022 17:20

 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)
crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco altíssimo de reintrodução da poliomielite. É o que alerta a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A cobertura vacinal contra a pólio nesses países tem ficado muito abaixo das metas. Em campanha de vacinação contra a doença, o Ministério da Saúde prorrogou a iniciativa até sexta-feira (30) por conta da baixa adesão, com apenas metade da meta atingida; o prazo inicial era sexta-feira (9).

Segundo dados da pasta, até o momento, foram distribuídas 6.017.176 de doses, o que representa 52% do público-alvo de quase 12 milhões de crianças.

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante. A vacina contra a paralisia infantil é administrada em dois formatos diferentes: injetável e em gotas. A vacinação inativada Poliomielite (VIP) é um imunizante trivalente injetável em três doses aplicadas em bebês de dois meses (1ª dose) e a partir de quatro anos (2ª dose).

Sequelas sérias
 
A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. Bergmann Morais, virologista e professor do Instituto de Biologia (IB) da Universidade de Brasília (UnB) reforça a importância das crianças tomarem a vacina contra a poliomielite.

“É muito importante levar a criança para vacinar porque só a vacinação consegue proteger contra esses vírus, só a vacinação resolve. A vacina é a solução para a erradicação de doenças, as crianças são mais suscetíveis às infecções e isso pode gerar sequelas sérias. As pessoas mais jovens não veem mais casos de pólio, então as pessoas esquecem. É importante sempre alertar que a poliomielite não é uma doença como uma gripe, ela deixa a pessoa paralisada e com sequelas graves. Nos Estados Unidos já têm aparecido casos de paralisia e era um vírus vacinal, mas a pessoa não tinha sido vacinada.”

Cobertura nos estados
 
Nenhuma unidade federativa do Brasil bateu a meta de 95% da cobertura vacinal.

Os estados com as maiores coberturas são Paraíba (81,2%), Amapá (74,6%) e Alagoas (72,4%). As unidades da Federação que menos vacinaram foram Roraima (22%), Acre (23%) e Rio de Janeiro (29,5%).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL