CENSO 2022

Quilombolas serão recenseados pela primeira vez na história

Publicado em: 17/08/2022 16:00

 (crédito: Márcio Costa Agência IBGE Notícias)
crédito: Márcio Costa Agência IBGE Notícias
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, nesta quarta-feira (17), o Dia de Mobilização do Censo Quilombola. A data marca o início do recenseamento das comunidades quilombolas, que, pela primeira vez em 150 anos de história da pesquisa, serão incluídas no Censo Demográfico brasileiro. 

A pergunta inédita adicionada no Censo 2022 é "Você se considera quilombola?" Caso o indivíduo afirme que sim, ele ainda poderá informar o nome da comunidade da qual faz parte. Além disso, nos territórios oficialmente delimitados, serão feitas as 77 perguntas do questionário padrão de amostra, com o intuito de obter informações a respeito da saúde, educação, saneamento básico, trabalho e rendimento, entre outras. 

O questionamento estará presente apenas em áreas geográficas específicas, dado que é a primeira experiência de censo dessa população. Apesar da especificidade, o IGBE afirmou que visitará todas as comunidades quilombolas identificadas no país. Até o momento, foram localizadas 5.972 territórios quilombolas e 2.308 agrupamentos quilombolas, com possibilidade de inclusão de eventuais outros grupos.

Apesar da restrição, quilombolas que não vivem mais em suas comunidades originárias também poderão se declarar como parte da população.

Treinamento específico
 
Além do treinamento nacional de cinco dias, obrigatório para todos os recenseadores, aqueles que atuarão nos territórios tradicionais quilombolas receberam um dia adicional de orientações. Segundo o IBGE, a forma de atuação é importante para que os quilombolas se sintam confortáveis para contribuir com informações pessoais e de suas comunidades. Além disso, os protocolos de saúde, como uso de máscaras e álcool em gel, também serão adotados. 

Para executar a mobilização de hoje, o IBGE organizou uma parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Essa etapa inicial do censo nas comunidades tem como objetivo a apresentação da metodologia aos quilombolas e a tentativa de sensibilização dos líderes para que os membros das comunidades contribuam com a pesquisa.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL