INVESTIGAÇÃO

Polícia investiga fraudes na aquisição de testes rápidos da Covid na Bahia

Publicado em: 16/08/2022 14:50

 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press
A Polícia Federal divulgou, nesta terça-feira (16), a investigação de fraudes na aquisição de testes rápidos da Covid-19 no interior do estado da Bahia. Segundo as autoridades, a Prefeitura de Nova Soure teria se utilizado de procedimentos ilegais para viabilizar a compra.

A Operação Ajuste deflagrou o esquema de fraude que consistia na dispensa irregular de licitações promovidas pela prefeitura do município em favor de uma única empresa.

A investigação detectou, até o momento, que a Prefeitura de Nova Soure usou cotações apresentadas por empresas vinculadas entre si e em suposto conluio, com o fim de viabilizar a aquisição de 2.550 testes rápidos por um total de R$ 203.355,00, no ano de 2020.

As investigações contam com fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta alterações do quadro societário das empresas envolvidas dando contornos de grupo comercial, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa.

Nesta terça já foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Lauro de Freitas e Nova Soure, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Alagoinhas (BA). Os investigados podem responder pelo crime de dispensa ilegal de licitação.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL