VIOLÊNCIA

Brasil registrou 4 mil denúncias de abuso sexual contra menores em 2022

Publicado em: 18/05/2022 18:35

 (Foto: Paulo de Araujo/CB/D.A Press)
Foto: Paulo de Araujo/CB/D.A Press
Só em 2022, já foram registradas 4.486 denúncias de abusos sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, segundo o balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A estimativa é de que a cada hora, quatro crianças e adolescentes sofrem violência sexual no país. Nesta quarta-feira (18) é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. A data é um lembrete de que é preciso estar vigilante no enfrentamento a este crime. 

De acordo com Márcia Machado, membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto Puberal da Febrasgo, é preciso estar atento aos sinais que a criança emite para perceber possíveis casos de abuso. "Temos os sinais de alerta que são bem importante. Por exemplo, mudança de comportamento, a criança não tinha medo e agora passa a ter medo do escuro ou de ficar sozinha, mudanças de humor, era calma, começa a ficar agressiva, falta de concentração na escola, mudança na alimentação e no modo de vestir", exemplifica. 

A maior parte dos casos de abuso registrados ocorrem dentro de casa e o agressor é alguém próximo, por isso, Márcia chama atenção para quando a criança muda de comportamento com uma pessoa específica. "As vezes ela não quer mais ver uma pessoa específica, ou não quer falar com alguém". 

A ginecologista lembra que em casos de abuso é comum que o agressor use de artifícios psicológicos para enganar a criança e fazer com que ela não conte o que está acontecendo. "As vítimas podem ser manipuladas psicologicamente, porque assim elas não percebem que estão sendo abusadas. O abusador também costuma fazer ameaças ou usar presentes. Então é importante orientar as crianças de que não pode ter segredo", ressalta.

Como denunciar

Casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100. Também é possível fazer denúncias pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo WhatsApp 61-99656-5008.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL