Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Queiroga quer flexibilizar uso de máscaras ao ar livre 'o mais breve possível'

Publicado em: 08/10/2021 21:18

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Depois de reforçar que é contra a obrigatoriedade do uso de máscaras, mais cedo nesta sexta-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicou, durante coletiva de imprensa, que pretende flexibilizar o uso de máscara em ambientes abertos “o mais breve possível”. Queiroga ainda disse que as leis que obrigam a população brasileira a usar o equipamento de proteção individual (EPI) são absolutamente ineficazes.

“Hoje nós temos uma situação mais equilibrada e já podemos pensar em flexibilizar o uso de máscara ao ar livre, desde que o contexto vá cada dia melhorando e a campanha de vacinação vá ampliando. Para quando? Espero que o mais breve possível. Estamos trabalhando para isso”, disse.

Em agosto, o ministro já havia dito que a desobrigação do uso de máscara deve começar a ser feita apenas em ambientes abertos em um primeiro momento. O pedido para derrubar a obrigatoriedade do EPI foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em junho.

Durante a coletiva desta sexta (8), disse que as leis obrigam os brasileiros a usarem máscaras são “absolutamente ineficazes”. “O que a gente tem que fazer é com que as pessoas se conscientizem para usar as medidas não farmacológicas”, disse.

No entanto, o ministro não disse qual porcentagem da população teria que ter completado a imunização para desobrigar o uso do equipamento em ambientes abertos. Atualmente, é obrigatório, por lei, o uso de máscara em espaços públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco