Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

'Pfizer sabe que nesse país tem um governo liberal', diz Queiroga

Publicado em: 26/08/2021 17:27

 (crédito: PIERO CRUCIATTI / POOL / AFP)
crédito: PIERO CRUCIATTI / POOL / AFP
Após a Pfizer anunciar um acordo com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produzir a vacina contra a Covid-19, Comirnaty, no Brasil, o Ministério da Saúde se pronunciou oficialmente sobre o acordo nesta quinta-feira (26) em um evento com a presença de diretores da Pfizer e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ressaltou a credibilidade que o Brasil tem perante à farmacêutica americana.

"Porque a Pfizer quis vir para o Brasil? Porque a Pfizer é inteligente e sabe que nesse país tem um governo liberal, um governo que respeita a legislação, um governo que quer participar nas áreas fundamentais como saúde e educação, mas quer deixar a iniciativa privada trabalhar", disse o ministro no evento. 

Queiroga ainda ressaltou que a aprovação da reforma tributária suscitará ainda mais o investimento privado. De acordo com ele, a vinda da Pfizer ao Brasil trará um novo cenário para o sistema de saúde e ampliará a capacidade de geração de emprego e renda. 

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também estava presente no anúncio e agradeceu a Pfizer pela confiança no Brasil. "Existia diversos outros países no mundo na expectativa de sediar essa fábrica, que, em um primeiro momento, pode fabricar (vacinas) para a imunização nacional, mas não tenho dúvida que em pouco tempo estará sendo distribuída vacinas para toda a América Latina", disse. 

Produção nacional
 
A parceria entre a Pfizer e a BioNTech com a Eurofarma prevê que o laboratório brasileiro produza 100 milhões de doses da vacina contra a Covid por ano. Elas devem começar a ser entregues em 2022 para toda a América Latina.

A vacina já é aplicada no Brasil e foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas até então as doses vinham prontas do exterior para aplicação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco