Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

EDUCAÇÃO

Unicap investe em formato escola e sai na frente com nova metodologia

Publicado em: 14/07/2021 09:30

 (Foto: Unicap / Divulgação)
Foto: Unicap / Divulgação
Há três anos que a Universidade Católica de Pernambuco se modernizou e adaptou o ensino para uma nova metodologia. O sistema de escolas é uma organização no ecossistema educacional da universidade, que se baseia em solução de problemas. Além dos alunos, os professores também se beneficiam com esse novo método, que integra todos os cursos por sinergia de competências e consegue agregar outras entidades do país, além de integrar graduação e pós graduação em um só lugar.
 
Uma das referências dentro da Unicap é a Escola de Educação e Humanidades, que engloba licenciaturas e bacharelados, seja no presencial ou no EAD. Pedagogia, História, Letras  Português-Espanhol, Português-Inglês, Filosofia, Matemática, Biologia, Física, Química, Teologia, Filosofia e Serviço Social em formato presencial. Já no EAD, é possível encontrar os cursos de Ensino Religioso, Filosofia, História, Letras e Pedagogia. Graduação, mestrados e doutorados se unem dentro da mesma unidade para formar a Escola de Educação e Humanidade. Além de interna, essa integração também acontece externamente, como explica o doutor em Filosofia, professor do mestrado e graduação de Filosofia da Unicap e diretor, Danilo Vaz Curado. “Nesse formato, conseguimos fazer integração com outras instituições que compõe o arranjo profissional de ênfase da Escola e que atuam em outros municípios, com milhares de alunos fazendo parte dessa união de ensino. É um ecossistema produtivo”, explicou o Diretor.

O mix de ensino, pesquisa e extensão é no que se baseia a Escola de Educação e Humanidades. É uma reestruturação universitária que engloba novos métodos de aprendizagem e muda a relação entre os cursos transformando espaços, currículos e o ensino como um todo. Os alunos sentem a diferença no dia a dia e quando chegarem ao mercado de trabalho.
 
A mudança não foi só para os alunos, o corpo docente da Universidade Católica de Pernambuco também se beneficia com o novo método e se sente livre para evoluir e aprender dentro da área de atuação. “Os professores que atuam na Escola de Educação e Humanidades se beneficiam do espaço conjunto de realização das aulas da graduação e das aulas e pesquisas dos mestrados e doutorados que estão integrados”, completa o diretor Danilo.

Dentre as diversas frentes de atuação, recentemente, a Escola de Humanidades e Educação vem colaborando nas capacitações de professores da Gerência Regional de Educação Recife Norte, que funciona em mais de 70 escolas e da GRE Metro Sul, com mais de 90 escolas e em 6 municípios diferentes. A iniciativa promove formação profissional, além de debates na produção do conhecimento. É uma inovação pedagógica que beneficia alunos e corpo docente. “Estamos próximos da formatura da primeira turma neste modelo de Escola, mas parece claro que o modelo veio para ficar, pois a pandemia nos mostrou que inexistiu evasão neste modelo”, comenta Danilo.
 
Assim como outras Escolas da Unicap já iniciaram o processo de internacionalização, a Escola de Educação e Humanidade caminha para conquistar o mundo. Enquanto a Universidade Católica de Pernambuco já possui a Escola Unicap Icam - Tech, que conecta estudantes de 6 países diferentes, é a vez da Escola de Educação e Humanidades se preparar para alçar voos mais longos. A graduação de Teologia é a primeira da Universidade a obter dupla titulação, do Brasil e da Itália. “Em uma parceria com a Pontificia Universidade Gregoriana de Roma, demos início a esse projeto. Atualmente, estamos também em tratativas com a Universidade de Jena na Alemanha”, contou Danilo. A parceria inclui formação de quadros de alto nível entre licenciados e bacharelados.
 
Dentro da Universidade Católica de Pernambuco, todo o centro acadêmico já se movimenta para essa reestruturação universitária e com novos métodos de aprendizagem. Escolas que beneficiam os alunos, não só durante a graduação, mas acompanhando o conhecimento em mestrados e doutorados, especializações e MBAs e aumentando o protagonismo dos estudantes. A Unicap também agrega com a internacionalização, chegando em todas as escolas de ensino dentro da Universidade.
 
As inscrições para o vestibular 2012.2 já estão encerrando e podem ser feitas pelo site da Unicap, onde também é possível saber mais sobre essa e outras Escolas de diversas áreas educacionais.

Serviço
Contato: (81) 2119-4000
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco