Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

Presidente

PGR solicita abertura de inquérico no STF para investigar ligação de Bolsonaro com a Covanix

Publicado em: 02/07/2021 11:50

Solicitação da PGR foi enviado ao STF após cobrança da ministra Rosa Weber sobre notícia-crime contra Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Solicitação da PGR foi enviado ao STF após cobrança da ministra Rosa Weber sobre notícia-crime contra Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta sexta-feira (2) a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para iniciar as investigações sobre a ligação do presidente Jair Bolsonaro em relação à prevaricação no caso da compra das doses da Covaxin. 

A finalidade é buscar esclarecimento sobre a fala do deputado Luis Miranda (DEM-DF), onde alega que ele e o irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, haviam comunicado a Bolsonaro sobre uma reunião no dia 20 de março sobre as supostas irregularidades na compra do imunizante. 

Até o momento, o pedido da PGR acontece após a ministra Rosa Weber, do STF, solicitar uma resposta sobre a notícia-crime apresentada por três senadores ao STF após fatos apurados na CPI da Covid. Em resposta, a Procuradoria-Geral da República pediu para aguardar a conclusão da CPI, mas não foi aceita pela ministra, que afirmou que a apuração da comissão independe da atuação do Ministério Público Federal. 

De acordo com os depoimentos dos irmãos Miranda, o governo afirmou que Bolsonaro tinha avisado ao então ministro Eduardo Pazuello sobre as suspeitas de irregularidades apenas no dia 22 de março. No dia 23 de março, Pazuello foi exonerado e o contrato com a Covaxin suspenso nesta semana, o que corresponde ao período de tempo de três meses após a realização da denúncia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco