Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Brasil registra 3.769 mortes por Covid-19 nesta quinta-feira

Publicado em: 01/04/2021 19:29

 (Foto: Michael Dantas/AFP)
Foto: Michael Dantas/AFP
Pelo terceiro dia consecutivo o Brasil ultrapassou a marca de 3 mil mortes acrescentadas em 24 horas. Foram mais 3.769 mortes no balanço desta quinta-feira (1), totalizando 325.284 perdas desde o início da pandemia. Os números, no entanto, são ainda mais expressivos, já que há demora para conseguir inserir os novos dados no sistema.

Ao corrigir os atrasos, pesquisadores do Observatório Covid-19 BR, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam que o país já atingiu a marca de 4 mil perdas por dia e tem quase 350 mil fatalidades por Covid-19. Para chegar aos números, o grupo utiliza o método nowcasting, ferramenta estatística que permite avaliar o que, de fato, está ocorrendo no momento pandêmico.

Mesmo sem considerar as correções, os números disponíveis no balanço oficial indicam uma nova crescente de casos e mortes, que deve levar o país a fechar mais uma semana epidemiológica com recorde de acumulados. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Brasil ultrapassou 3 mil mortes na média móvel dos sete dias, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). São 3.117 fatalidades, na média. Em relação aos casos, a média móvel está em 74.239, um aumento de 32% em relação ao índice do primeiro dia de março.

Com sistema de saúde funcionando no limite da capacidade e filas crescentes à espera de um leito de UTI, não há previsão de melhora nas próximas três semanas. "A curto prazo, esse número vai aumentar, em razão das pessoas que estão internadas hoje e aquelas que aguardam nas filas por UTI", diz o pesquisador Leonardo Bastos, estatístico e membro do Observatório. Há a possibilidade de que o país atinja, em abril, a marca de 5 mil mortes por dia.

Para que o país possa reverter o cenário, a Fiocruz, por meio de uma cartela informativa especialmente preparada para o feriado de Páscoa, alerta: "a forma mais segura de celebrar a Páscoa é ficar em casa, apenas com as pessoas que moram com você. Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco