Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Estudo entre profissionais da saúde dos EUA traz nova prova da eficácia das vacinas Pfizer e Moderna

Por: AFP

Publicado em: 29/03/2021 14:08

 (Foto: JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP)
Foto: JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP
As vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19 são 90% eficazes, independentemente dos sintomas, segundo demonstrado em um estudo com cerca de 4.000 profissionais da saúde americanos publicado nesta segunda-feira.

Outra notícia animadora é que a vacinação parcial, com uma dose de qualquer uma das vacinas, resultou em 80% de proteção contra a infecção duas semanas após a primeira aplicação. 

O estudo conduzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) avaliou a eficácia das duas vacinas entre 3.950 participantes em seis estados de 14 de dezembro a 12 de março. 

"Este estudo mostra que nossos esforços nacionais de vacinação estão funcionando", disse a diretora dos CDC, Rochelle Walensky. "As vacinas de RNA mensageiro contra a Covid-19 licenciadas forneceram proteção substancial contra infecções no mundo real para o pessoal de saúde, socorristas e outros trabalhadores essenciais da linha de frente de nosso país", observou.

Esses resultados se somam a um crescente corpo de evidências de que as vacinas não apenas interrompem a doença sintomática, mas a própria infecção, tornando-as uma ferramenta importante para retardar a propagação do vírus. 

O estudo, que incluiu médicos, enfermeiras, socorristas e outros profissionais de saúde do Arizona, Flórida, Minnesota, Oregon, Texas e Utah, está em andamento. 

Os cientistas buscarão sequenciar o vírus em casos de infecção, apesar da vacinação, para entender melhor o porquê.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco