Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

BRASÍLIA

Governo vai lançar concurso para projeto arquitetônico do Museu da Bíblia

Publicado em: 14/01/2021 12:45

 (Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, divulgou, nesta quinta-feira (14), que o projeto do Museu da Bíblia, anunciado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda em 2019, entrará na primeira etapa em breve. A ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) De acordo com Rodrigues, o orçamento do equipamento cultural estimado é de R$ 26 milhões, sendo R$ 14 milhões captados em emendas parlamentares de deputados federais.

A fase inicial consiste no lançamento do concurso nacional que escolherá a proposta arquitetônica do espaço que será erguido numa área de 7.500 metros quadrados no Eixo Monumental, nas proximidades da EPIA e da antiga Rodoferroviária. O objetivo é encontrar uma iniciativa que atenda diretrizes legais e também do Programa de Necessidades, elaborado colaborativamente entre a Secec e a Seduh, com o apoio de arquitetos e museólogos.

Poderão participar do concurso empresas de arquitetura inscritas nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo. O processo de inscrição e a apresentação das propostas, assim como o julgamento serão feitos por meio de um portal on-line, que contará com uma coordenação composta por integrantes da Secec e da Sedhuh, conforme publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (11), uma comissão de licitação e uma comissão julgadora.

Serão avaliados os aspectos de relacionamento institucional, técnicos dos projetos apresentados e documental. O julgamento dos projetos será feito presencialmente e sem que as empresas participantes sejam identificadas. Somente após a decisão, os julgadores terão acesso à identificação da empresa. Atualmente, o edital está em fase de revisão técnica para ser lançado.

A empresa responsável pelo projeto vencedor terá um prazo de 75 dias para entregar o anteprojeto, o projeto legal, o projeto executivo, os projetos complementares e os orçamentos. Uma vez concluídos serão entregues para execução da obra à Secretaria de Estado de Obras do Distrito Federal.

Polêmicas envolvendo o Museu da Bíblia
O Museu da Bíblia de Brasília é alvo de polêmica desde o anúncio do projeto. Em outubro de 2019, o governador Ibaneis Rocha anunciou a construção do equipamento cultural com um projeto arquitetado por Oscar Niemeyer. Logo, a autoria do projeto arquitetônico foi negada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). O caso ainda levantou debate sobre a execução do projeto de um autor falecido por terceiros. Agora, o secretário de Cultura garantiu que "não será usada a matriz de Niemeyer".

A ideia do governador era entregar a obra completa até o fim do mandato em 2022. Em 2020, Ibaneis disse que as obras começarão ainda em 2021.

Ao longo do ano passado, o caso foi levado para a Justiça. A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) questionou, em ação judicial, o uso de recursos públicos e de doações para a construção. Na época, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e do Territórios (TJDF) negou o pedido de liminar para suspensão da construção, sob decisão do juiz da 7ª Vara de Fazenda Pública de Brasília.

A criação do Museu da Bíblia também foi alvo de bate-boca entre distritais nas redes sociais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco