IMUNIZAÇÃO

Governo federal pede confisco das 6 mi doses da CoronaVac ao Butantan

Publicado em: 15/01/2021 17:50 | Atualizado em: 15/01/2021 18:01

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O governo federal, através do Ministério da Saúde, enviou ofício ao Instituto Butantan, nesta sexta-feira (15), solicitando "confisco" das 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzidas pelo instituto e desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac. Na manhã desta sexta, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que as doses do imunizante já estavam prontas para iniciar a vacinação da população do estado assim que este fosse aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). 

De acordo com o ofício, o pedido do ministério é uma mudança de estratégia para iniciar uma imunização nacional, uma vez que a Índia - onde o governo buscaria uma carga com as doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford - já avisou que não será possível exportar "tão cedo" as doses do imunizante. 

Tanto a vacina CoronaVac, quanto a da AstraZeneca estão sendo avaliadas em caráter de urgência pela Anvisa. A previsão para autorização dos imunizantes está prevista pra o próximo domingo (17). Após a aprovação, a expectativa do governo para o início da vacinação nacional seria na próxima quarta-feira (20). 

De acordo com informações obtidas pelo Diario de Pernambuco, o voo que sairia do Recife, nesta sexta, em direção à Índia para buscar as doses, não decolará mais hoje, nem tem data prevista para buscar o imunizante no país asiático.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL