Chuva de granizo repentina surpreende moradores de Rondônia

Publicado em: 20/08/2020 20:36

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter

Acostumados com altas temperaturas e sem chuva há mais de 30 dias, os moradores de Porto Velho (RO), foram surpreendidos na tarde desta quinta-feira (20/8) com muita água caindo do céu, em forma líquida e sólida. A frente fria que avança sobre o estado provocou rajadas de vento e chuva de granizo por volta das 12h.

O fenômeno meteorológico gerou movimentação entre os internautas, que registraram vidraças sendo quebradas e árvores caídas por causa do temporal:

 

Segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a forte tempestade ocorreu devido à massa de ar polar vinda do sul do país, que provocou uma friagem na região de Porto Velho. “O fenômeno se dá pela incursão da massa de ar com características polares (frias e secas) que se move do sul do continente sul-americano para o norte, chegando até o sul da Amazônia. Antes de atingir uma determinada região, a frente fria aumenta a instabilidade atmosférica no primeiro momento, fazendo com que o céu fique nublado e provocando chuvas”, explica o meteorologista Diego Silva, do Sipam.

O especialista acrescenta que o avanço da massa de ar polar pelo continente faz com que ela perca cada vez mais sua intensidade. Assim, quando atinge a região do sul da Amazônia, já está enfraquecida e, por esse motivo, não é possível observar os valores de temperatura semelhantes aos do Sul e do Sudeste do país. No entanto, a tendência é de que os registros seguintes ainda sejam considerados baixos para a região, onde geralmente sente-se muito calor.

A previsão para os próximos dias em Rondônia é de céu encoberto e possibilidade de chuva. As temperaturas devem variar entre 17ºC e 23ºC na capital Porto Velho. Em Vilhena, a variação será de temperatura mínima de 7ºC e máxima de 15ºC, de acordo com a Divisão de Meteorologia do Sipam.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL