PANDEMIA

Funcionário do McDonald's denuncia que colaboradores são obrigados a trabalhar com Covid-19; empresa nega

Publicado em: 05/06/2020 16:35 | Atualizado em: 05/06/2020 19:02

 (Foto:PAUL ELLIS/AFP)
Foto:PAUL ELLIS/AFP
Na quinta-feira (4), um funcionário do McDonald's denunciou, pelas redes sociais, uma susposta omissão da franquia da entrequadra 114/115 Sul sobre casos da Covid-19 na unidade. O caso ocorreu em Brasília (DF). Segundo ele, trabalhadores foram obrigados a ir ao serviço mesmo com sintomas da doença. Há relatos de ameaças de demissão.

O funcionário Hitalo Almeida, 21, denuncia ainda que os relatórios que vinham sendo realizados diariamente sobre o estado de saúde da equipe estavam sendo falsificados pelos gerentes. “Teve gente que, mesmo com os sintomas da doença, mesmo falando que sim, eles escreviam que não apresentavam sintomas”, afirmou ao Correio/Diario.

Ainda de acordo com ele, até hoje, são três casos confirmados de coronavírus na lanchonete. Hitalo conta que os gestores não estão comunicando os casos positivos para os outros funcionários.

O funcionário lembra que o primeiro teste positivo para coronavírus ficou com resultado pronto em 29 de maio e que somente nesta terça-feira (3) eles receberam os equipamentos de proteção individual necessário à prevenção de contaminações.
 
Além disso, há relatos de supostas ameaças de demissão dos funcionários que não querem trabalhar sendo expostos ao vírus. Alguns funcionários disseram ter deixado de ir ao trabalho por conta própria por estarem com a doença.  
 
Em resposta, o McDonald's informou que ao ser notificado do diagnóstico positivo para coronavírus de funcionários, os afasta imediatamente de suas funções, sem que retornem ao ambiente de trabalho, e realiza a limpeza e higienização profunda de todos os ambientes do restaurante. "A companhia esclarece ainda que em 3 de junho, seguindo o cronograma para reforço da proteção de toda a sua força de trabalho e clientes, adotou as viseiras de acrílico como item de segurança obrigatório na unidade", pontuou.

Confira, na íntegra, a resposta da empresa:

A empresa destaca que ao ser notificada do diagnóstico positivo para coronavírus de seus funcionários, os afasta imediatamente de suas funções, sem que retornem ao ambiente de trabalho, e realiza a limpeza e higienização profunda de todos os ambientes do restaurante. A companhia esclarece ainda que em 3 de junho, seguindo o cronograma para reforço da proteção de toda a sua força de trabalho e clientes, adotou as viseiras de acrílico como item de segurança obrigatório na unidade.

A empresa esclarece também que, desde o início da pandemia, reforçou os seus rigorosos protocolos de segurança e saúde para assegurar a proteção aos seus funcionários e clientes, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde do país, inclusive tomando a decisão de fechar os salões de seus restaurantes em meados de março.

O protocolo especial implementado em seus restaurantes, inclusive na unidade da EQS 114/115, em Brasília, prevê o uso de máscaras e luvas pelos funcionários, a instalação de barreiras acrílicas para proteção física dos atendentes, o reforço dos procedimentos de limpeza de equipamentos e superfícies, demarcações de distanciamento, entre diversas outras ações. Os colaboradores receberam ainda kits de máscaras e álcool gel para o transporte entre a casa e o local de trabalho.

Outra medida realizada diariamente em todas as unidades no Brasil é o monitoramento da temperatura dos funcionários e uma checagem, por meio de um questionário, sobre possíveis sintomas relacionados ao Coronavírus. O colaborador que apresentar qualquer sintoma automaticamente é afastado das atividades e recebe acompanhamento especializado e orientações médicas. Já os restaurantes passam pela sanitização recomendada pelos órgãos competentes diariamente.

Além dessas medidas, a empresa também tem acompanhado de forma mais próxima as suas equipes em restaurante, por meio dos seus profissionais de Recursos Humanos e gerentes, visando esclarecer dúvidas e tratar qualquer questão individual. A companhia trabalha para manter um ambiente seguro e saudável para funcionários, parceiros e clientes e buscando formas de apoiar a população nesse período de pandemia.
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