RESPOSTA

DPU responde Sérgio Camargo: 'Igualdade racial não é pauta político-ideológica'

Publicado em: 03/06/2020 20:10

Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo  (Foto: Reprodução/Facebook)
Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo (Foto: Reprodução/Facebook)
A Defensoria Pública da União (DPU) respondeu as declarações do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo. Em áudio divulgao pelo jornal O Estado de S. Paulo nessa terça-feira (30), Camargo aparece chamando o movimento negro de o "escória maldita", que abriga "vagabundos". 

No áudio, o presidente da fundação também afirma que a DPU é um órgão "totalmente aparelhado". "Essa miserável da DPU está com recurso no STJ [Superior Tribunal de Justiça] para tentar me tirar daqui de novo. E o caso segue sub judice [julgamento]. Totalmente aparelhado, totalmente de esquerda", criticou. 

Em resposta, a DPU defendeu que a igualdade racial não é uma pauta político-ideológica, e sim democrática e humanitária. Por meio de nota, a defensoria reforçou "necessidade de reflexão constante a respeito da situação da população negra no mundo e, sobretudo, no Brasil".

"A DPU entende que não há efetiva democracia sem igualdade racial, cabendo à Instituição realizar a intransigente defesa dessa pauta, que não é político-ideológica, mas democrática e humanitária", diz trecho do documento. 

Em outra parte da nota, a DPU afirma ainda que "os 643 defensores públicos federais que compõem a carreira passaram por rigoroso concurso público para defender da primeira instância ao Supremo Tribunal Federal (STF) a população vulnerável, sobretudo aqueles que estão abaixo da linha da miséria".

"Deve-se esclarecer, por outro lado, que as defensoras e os defensores públicos federais, assim como os membros do Ministério Público e da Magistratura, têm a prerrogativa constitucional da independência funcional em sua atividade fim, não cabendo nenhuma interferência na atuação jurídica dos membros, que devem obediência à Constituição e às leis", completa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL