° / °

'Brasil ainda enfrenta um grande desafio', afirma executivo da OMS

Por

A Organização Mundial de Saúde (OMS) mandou mais um recado, reforçando a situação crítica em que o Brasil se encontra em meio à pandemia do novo coronavírus. O diretor executivo da entidade, Mike Ryan afirmou que "não há dúvida de que o país "enfrenta um grande desafio" no combate à Covid-19, chegando a reportar mais de 30 mil novos casos da doença por dia. "Uma resposta abrangente é necessária em todos os níveis e o nível de infecção está alto", acrescentou. 

Ryan destacou a existência de áreas populosas nas cidades grandes, com pessoas vivendo em condições precárias de saneamento e higiene como um fator de risco à disseminação do coronavírus. Além disso, o executivo mencionou a dificuldade para acesso a muitas famílias que vivem áreas rurais. "Há muitas situações desafiadoras", analisou o executivo. "Não podemos subestimar o tamanho e a complexidade de um grande país como o Brasil", afirmou. 

O diretor, no entanto, mesmo chamando a atenção para os desafios que o Brasil vem enfrentando, afirmou que o país mostrou "tremenda capacidade" na área de saúde em ocasiões anteriores, seja combatendo doenças, seja no desenvolvimento de vacinas. Ele sugeriu que o Brasil deveria "vincular os esforços dos níveis federal e estaduais de modo muito mais sistemático", em sua resposta à doença, pedindo um foco em "uma abordagem abrangente". 

Em seguida, o executivo pediu para que se evite a politização do vírus. "Vale nas duas direções", salientou Ryan. Segundo ele, pode haver o caso de que seja necessário dar apoio a um governo "que pode não ser nossa escolha preferida", mas é preciso haver unidade nacional contra o inimigo comum. "Não podemos continuar a permitir que a luta contra esse vírus se torne uma luta ideológica. Não podemos vencer esse vírus com ideologias".