ITABIRITO

Prefeito proíbe 'funk que incita a violência' no carnaval em Minas Gerais

Publicado em: 20/02/2020 16:19

Carnaval em Itabirito é um dos mais tradicionais na região metropolitana de BH
 (Foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Carnaval em Itabirito é um dos mais tradicionais na região metropolitana de BH (Foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Um decreto do prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira (PPS), põe o funk no centro de uma polêmica envolvendo censura no carnaval.

O documento proíbe “músicas definidas como funk e, de quaisquer estilos, que incitam a violência", façam apologia a drogas, ao sexo, a injúrias raciais e que contribuam para a “alteração do comportamento humano”.

A determinação, publicada na sexta-feira passada (14/2), é de que esse tipo de música não seja tocada em blocos, trios e palcos do município da região metropolitana de BH.

Apesar de se aplicar a qualquer tipo musical com conteúdo violento, o decreto destaca o “funk”, único gênero citado especificamente no documento e que ainda aparece escrito em negrito e itálico.

A secretária de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Itabirito, Junia Melillo, responsável pelo carnaval no município, não detalhou como essa norma será cumprida e fiscalizada.

“Isso foi uma decisão do prefeito, a partir de orientação da Polícia Militar. A intenção dele não é restringir um estilo, mas as músicas que tenham conteúdo que incentivem a violência. Sou contra a restrição de qualquer estilo musical”, afirma Junia.

O EM tentou contato com o prefeito e a Procuradoria do Município e não teve retorno até a publicação desta notícia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL