MAPA DO ACOLHIMENTO

Projeto lança vakinha para desenvolver tecnologia que ajuda mulheres vítimas de violência

Publicado em: 05/11/2019 10:52

Foto: Bruna Costa/Esp.DP
A cada 2 minutos, um caso de violência doméstica é registrado no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. Em 2018, foram registrados 66.041 casos: 4,1% maior do que os anos anteriores. A maioria dessas mulheres permanece sem qualquer apoio ou justiça.

Movidas por esta causa, um grupo de mulheres ativistas se mobilizou para criar o Mapa do Acolhimento: uma plataforma que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência a uma rede de psicólogas e advogadas voluntárias. Desde 2016, já foram encaminhados 4.800 pedidos de ajuda para 2.500 voluntárias. O projeto abrange mais de 900 cidades em todos os 27 estados do país.

Para dar conta da demanda crescente, o projeto lança um financiamento coletivo para arrecadar recursos para desenvolver uma tecnologia que irá possibilitar automatizar a conexão entre quem pede ajuda e quem está disposta a ajudar. Hoje, o processo de match é feito de forma manual. Com os matchs automatizados, a equipe se dedicará ao cadastro e capacitação de voluntárias para expandir ainda mais a rede e aumentar o número de mulheres acolhidas.

"A violência contra as mulheres é um problema estrutural do nosso país. O Estado não tem conseguido dar conta da urgência e demanda provenientes desse tipo de violência. Diante disso, o Mapa surge como uma rede de solidariedade com o objetivo de não deixar que nenhuma mulher fique desamparada. Ao longo dos anos, o projeto se tornou uma referência para muitas mulheres. Somente em 2019, recebemos quase 3 mil pedidos de ajuda na plataforma”, explica Larissa Schmillevitch, coordenadora do Mapa do Acolhimento.

A campanha, lançada no dia 1 de novembro, tem o desafio de arrecadar R$ 90 mil. As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil, pelo link até dia 29/11.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL