PESQUISAS

Ministério da Agricultura diz que pescado atingido por óleo não oferece riscos

Publicado em: 11/11/2019 14:39

O governo afirma que estes são dados iniciais, além de reforçar que amostras continuam sendo colhidas (Foto: Leandro de Santana / Esp.DP FOTO)
O governo afirma que estes são dados iniciais, além de reforçar que amostras continuam sendo colhidas (Foto: Leandro de Santana / Esp.DP FOTO)
Com base em amostras de pescado coletadas na Bahia, no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, o Ministério da Agricultura afirma que, tendo em vista os primeiros resultados de exames, "o produto está próprio para o consumo humano", mesmo após o derramamento de óleo.

As pesquisas foram feitas com amostras recolhidas de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), nos últimos dias 29 e 30 de outubro. A pedido do ministério, elas foram analisadas pelo Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ.

Nos resultados apresentados, foram encontrados níveis baixos de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) — indicadores para contaminação por derivados de petróleo — nos frutos do mar avaliados (peixes e lagostas).

O governo afirma que estes são dados iniciais, além de reforçar que amostras continuam sendo colhidas e novas recomendações serão divulgadas de acordo com as atualizações nos resultados da análise. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL