PESQUISA

IBGE: Pela primeira vez, pretos e pardos são mais da metade dos universitários da rede pública

Publicado em: 13/11/2019 11:47 | Atualizado em: 13/11/2019 12:10

 (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
)
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A população de cor preta ou parda passou a representar 50,3% dos estudantes de ensino superior da rede pública pela primeira vez. Os números são da pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça Brasil, divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No ano de 2016 foi sancionada a Lei Federal de Cotas, definindo que metade das matrículas nas universidades e institutos federais deveriam atender a critérios de cotas raciais e sociais em quatro anos. Ainda, a política de cotas explica, contudo, apenas uma parcela da maior presença de negros.

Embora representem agora mais da metade dos estudantes do ensino superior, a população de cor preta ou parda permanece sub-representada, já que representa 55,8% da população brasileira. 

Por outro viés, positivo, é vista a melhora da taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, que passou de 9,8% em 2016 para 9,1% em 2018. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL