TURISMO

Bolsonaro fecha acordo com Arábia Saudita para facilitar vistos a turistas

Publicado em: 30/10/2019 16:44

Além disso, o mandatário brasileiro fechou acordo de cooperação em defesa entre o Ministério da Defesa brasileiro e o Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita (Valdenio Vieira/PR)
Além disso, o mandatário brasileiro fechou acordo de cooperação em defesa entre o Ministério da Defesa brasileiro e o Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita (Valdenio Vieira/PR)
Em meio às polêmicas envolvendo a menção do seu nome no inquérito policial que investiga as mortes da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma série de acordos na Arábia Saudita nesta quarta-feira (30), antes de retornar ao Brasil após 12 dias de viagem à Ásia. Um deles visa a concessão de vistos de visita para cidadãos de ambos os países.

O objetivo, de acordo com comunicado oficial emitido pela Presidência da República, é "facilitar a movimentação de cidadãos brasileiros e sauditas, com finalidade de visita, por meio da concessão de vistos de visita com múltiplas entradas, com prazo de validade de até cinco anos, para um período autorizado de estada de até 90 dias".

Além disso, o presidente fechou acordo de cooperação em defesa entre o Ministério da Defesa brasileiro e o Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita. Segundo o governo federal, o ato deve "fortalecer os laços de amizade entre os dois países por meio da cooperação em defesa, buscando promover a paz e a estabilidade internacionais".  

"A cooperação entre as partes deverá incluir as seguintes áreas: indústrias de defesa; transferência e adoção de tecnologia militar; treinamento e exercícios militares; empréstimo de sistemas militares; suporte logístico; pesquisa, desenvolvimento e estudos em projetos de defesa; gerenciamento de emergências e crises; troca de informações militares; serviços militares médicos; legislação militar; e qualquer outro campo acordado entre as partes."

Três memorandos de entendimento também foram assinados: um entre o Ministério da Defesa nacional e a Autoridade Geral de Indústrias Militares saudita sobre parceria relacionada a aquisições, indústria, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de defesa; outro sobre cooperação cultural entre o Ministério da Cultura da Arábia Saudita e o Ministério da Cidadania brasileiro; e um terceiro entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Saudita de Desenvolvimento.

Este último visa "fortalecer a cooperação entre os dois países por meio do co-financiamento de projetos e atividades de interesse mútuo em áreas como desenvolvimento urbano, infraestrutura, meio ambiente, educação, agricultura, saúde tecnologia da informação e comunicação e outras áreas potenciais, especialmente energias renováveis, eficiência energética, abastecimento de água e infraestrutura sanitária, transporte educação e agronegócio".

Ambas as nações ainda concordaram em estabelecer um acordo de cooperação entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Autoridade Saudita de Investimento (Sagia), para fortalecer as relações de investimentos bilaterais.

Ao discursar em um fórum sobre investimentos futuros, Bolsonaro fez questão de frisar que "o Brasil está no caminho certo, hoje há uma independência de verdade entre os poderes Executivo e Legislativo, onde cada poder trabalha, mas voltado para o mesmo norte: o desenvolvimento do nosso país".

"O Brasil tem um mar de oportunidades. Acredito que nenhum país do mundo tem o que nós temos, com toda a certeza, uma das melhores terras agricultáveis do mundo, que pode garantir aos senhores a segurança alimentar. No tocante à carne também temos um mercado enorme, cada vez mais nossas plantas frigoríficas ganham certificação internacional", destacou o presidente, destacando também os juros e a inflação baixos, a queda do desemprego, do risco-Brasil e a aprovação da reforma da Previdência, que "é o remédio que tínhamos que aplicar para que o Brasil sobrevivesse".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL