VAZAMENTO DE ÓLEO

Ativistas do Greenpeace são presos após protesto em frente ao Planalto

Publicado em: 23/10/2019 14:33 | Atualizado em: 23/10/2019 14:43

No protesto, os ativistas usaram uma mistura de água, corante preto e amido de milho para simular o petróleo cru  (Ed. Alves/CB/DA Press)
No protesto, os ativistas usaram uma mistura de água, corante preto e amido de milho para simular o petróleo cru (Ed. Alves/CB/DA Press)
Cerca de 17 ativistas do grupo ambiental Greenpeace foram detidos, nesta quarta-feira (23), após realizar um protesto, em frente ao Palácio do Planalto, contra a postura do governo em relação ao vazamento de óleo que atinge praias do Nordeste. Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal disse que o motivo da prisão foi suspeita de "atividades nocivas ao meio ambiente".

No protesto, os ativistas usaram uma mistura de água, corante preto e amido de milho para simular o petróleo cru que, desde setembro, polui o litoral nordestino e já atingiu 194 praias. O Corpo de Bombeiros e a PM fizeram a perícia do material que os ativistas espalharam em frente ao Planalto.

"Os manifestantes foram encaminhados à 5ª DP (Asa Norte) e poderão responder pela Lei 9.0605/98, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente", diz o comunicado da PMDF.

O protesto, que começou por volta das 8h, logo após o hasteamento da bandeira, ocupou duas faixas em frente ao Planalto e utilizou também animais de pelúcia cobertos de óleo, imitação de barris de petróleo, tocos de árvores e uma réplica de moto-serra. 
A Polícia Militar do Distrito Federal disse que o motivo da prisão foi suspeita de "atividades nocivas ao meio ambiente" (Ed Alves/CB/DA Press )
A Polícia Militar do Distrito Federal disse que o motivo da prisão foi suspeita de "atividades nocivas ao meio ambiente" (Ed Alves/CB/DA Press )

Vestidos de preto, os ativistas da ONG levantaram faixas contra a política antiambiental do governo atual. Os cartazes continham frases como "Um governo contra o meio ambiente", "Brasil manchado de óleo" e "Pátria queimada, Brasil".

O porta-voz de clima e energia do Greenpeace do Brasil, Thiago Almeida, declarou que a demora do governo em agir de maneira efetiva sobre as manchas de óleo é inaceitável. "A maneira ineficiente insuficiente deixa muito da responsabilidade nas costas da população afetada, que está se arriscando", destacou. 

Para a ONG, o Plano Nacional de Contingência não foi aplicado, diferentemente do que afirma o Planalto. De acordo com a organização, a agenda do governo é contra o meio ambiente e a favor do desmonte da gestão e proteção ambiental. 

"Ecoterroristas", diz ministro
A organização foi alvo de críticas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em sua conta pessoal do Twitter, ele criticou a ação: "Não bastasse não ajudar na limpeza do petróleo venezuelano nas praias do Nordeste, os ecoterroristas ainda depredam patrimônio público", escreveu.

Semana passada, o ministro exibiu um vídeo, também no Twitter, sobre o trabalho de voluntários nas ações de limpeza das praia manchadas de óleo. Em seguida, divulgou Thiago Almeida cobrando ação das autoridades competentes e escreveu: "O Greenpeace 'explicou' por que não pode ajudar as praias do Nordeste… ah tá…".

Salles participou, nesta quarta-feira, do programa CB.Poder, parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL