diversidade

Evento com igrejas e público LGBTIs critica 'comunidade de fé' que oprime a diversidade

Publicado em: 02/07/2019 10:21 | Atualizado em: 02/07/2019 10:28

Reprodução/Pixabay
Quem eles querem enganar? Muita gente que foi à Marcha para Jesus era para estar lá. "Não vem porque está no armário", diz Wellington Santos. 

E aí você já viu: muitos evangélicos que foram, três dias depois, à Parada LGBTI+ diziam que lá iam para evangelizar. "Vai naaaaada", ele continua, afinando a voz de propósito nesta última palavra. A plateia ri. 

Estamos numa paróquia católica, Wellington é pastor evangélico, e todos aqui defendem que é perfeitamente possível sair do armário sem deixar a igreja.

O 1º Congresso Igrejas e Comunidade LGBTI começou no 20 de junho, dia de Marcha para Jesus, e terminou com um "bloco de fé" no domingo da Parada LGBTI , quando milhares lotaram a avenida Paulista para celebrar a diversidade sexual.

O evento aconteceu na paulistana Paróquia da Santíssima Trindade, onde símbolos cristãos (como a cruz) convivem com outros típicos da esquerda brasileira, como alusões ao MST (Movimento dos Sem Terra).

São religiosos de vários credos, do monge budista ao padre católico, todos da linha progressista. Entre eles, muitos pastores que são minoria entre evangélicos, segmento que apoia em peso o presidente Jair Bolsonaro.

Daí a receptividade para falas como a da pastora transexual Alexya Salvador, que em outros ambientes evangélicos talvez fossem menos palatáveis: "Cada travesti, mulher trans, quando assassinada, ela só tá recebendo as mesmas chicotadas que Cristo recebeu. O cristianismo tem uma dívida enorme".

Com colarinho clerical e casaco nas cores do arco-íris, o reverendo Christiano Valério diz que é comum ouvir em igrejas cristãs que "Deus tem um plano para a sua vida". O que Ele estaria querendo dizer ao fiel seja homossexual: "O plano de Deus é você ficar quietinho aí. Não tem problema ser gay, só não dê muita pinta. Você pode ser um peixe, mas não ouse nadar". 

Para Christiano, essa proposta não é verdadeiramente cristã: "Isso é deixar de existir: ficar dentro das denominações esperando que elas mudem... Para muita gente isso é morrer".

Mas há saída para quem não quer professar sua fé num lugar que vê sua homossexualidade ou transgeneridade como pecado, afirma. Ele é líder na Igreja da Comunidade Metropolina, que se define como  protestante, ecumênica e inclusiva.

Christiano reconhece que falar aqui, onde todos pensam igual, "um lugar seguro", é fácil. Vai tentar pregar isso aos quatro ventos para ver o que é bom para a tosse.

Wellington, da alagoana Igreja Batista do Pinheiro, diz que evangélicos tradicionais não querem muito papo. "Há três anos não sou convidado nem para batizado de boneca."

Muitos fiéis compram a ideia de que um LGBTI pode contaminar todos ao redor, como o gay que vai roubar o marido da mulherada, ou o filho que vai virar "viadinho". 

Nessas horas, gosta de lembrar do que ouviu de uma senhorinha de sua igreja: "Se [um homossexual] der em cima do meu José, e José ceder, é porque é um viado 'véio'".

Essa fez rir, mas foram várias as histórias de terror compartilhadas na sexta (21), quando a reportagem acompanhou as discussões. Uma delas é contada pelo padre Paulo Sérgio Bezerra, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (zona leste de São Paulo): o rapaz que o procurou em busca de orientação, pois todos à sua volta, da Igreja Católica à família, recriminavam sua homossexualidade.

Matou-se no banheiro de um shopping. No bolso, um bilhetinho do padre com indicação de um psicólogo. 

Não dá para "passar pano" para algumas passagens bíblicas de fato homofóbicas, diz a trans Kasumi Takara, na plateia. Como esta: "Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te" (Levítico 20:13).

Por isso mesmo é importante,  segundo o pastor Will Barros, da paulistana Igreja Betesda, pôr a Bíblia sob escrutínio histórico. Afinal, se for levá-la ao pé da letra, há um trecho que proíbe mulheres de liderarem um culto religioso. Os evangélicos, que têm seu quinhão de pastoras, estariam dispostos a isso? 

O que dizer da recomendação em Levítico para não usar "roupas feitas com dois tipos de tecido"? Adeus, poliéster.

"Precisamos olhar a Bíblia não mais como um livro único de conduta, fé e prática. As narrativas podem ser muito produtivas para a vida humana, mas precisa ter um óculos, que é o do cristianismo. Se você não for cristão, vou usar outra expressão: o óculos do amor."

Will saca então uma ideia do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984): a comunidade LGBTI deve "não somente se defender, mas também se afirmar, e não somente como identidade, mas também como força criativa", inclusive nos espaços de fé.

Emenda, rindo: "Tenho impressão que Foucault estava tomado pelo Espírito Santo".

O congresso terminou com uma carta aberta que critica as "muitas comunidades de fé, sobretudo entre as cristãs, que se tornaram espaços de silenciamento, opressão, humilhação, exclusão e abuso espiritual, psíquico, econômico e sexual".

Máximas como "Deus ama o pecador, mas odeia o pecado" e "macho e fêmea os criou", segundo o documento, produzem "medo, vergonha, culpa e silenciamento" e contribuem para "relações familiares violentas, sofrimento psíquico e, no limite, muitos casos de depressão e suicídio entre pessoas lésbicas, gays, bissexuais, assexuais, travestis, transexuais, não binárias, intersexo, queer e de outras expressões de gênero, especialmente negras, pobres e de territórios vulnerabilizados".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL