Brasil

Polícia Federal prende quadrilha de golpes em aplicativos de mensagens

Investigados abriram contas falsas em bancos para receber os valores provenientes de golpes em apps

Um grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens é alvo de uma investigação da Polícia Federal. A Operação Swindle, que significa "fraude" em inglês, cumpre ordens judiciais em dois estados e no Distrito Federal.

Os agentes devem cumprir 2 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão no DF, em Maranhão e Mato Grosso do Sul. Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Brasília. 

De acordo com os investigados, os criminosos abriam contas bancárias falsas e utilizava ainda contas "emprestadas" de outros suspeitos para receber os valores provenientes das fraudes. "Os agentes criminosos se 'apossavam' das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato", esclareceu a PF em nota.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e 171, §3º e 288 do Código Penal Brasileiro.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...