Brasil

Violência no Brasil é manchete do New York Times desta sexta-feira

O jornal ainda compara com os números dos Estados Unidos, que mesmo com 100 milhões de habitantes a mais que o Brasil, o FBI conta muito menos assassinatos por parte da polícia

Retratando o assassinato do menino de 10 anos, Eduardo de Jesus, morador do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, o jornal americano expõe a "sensação de desespero em uma sociedade onde assassinatos por parte da polícia são tão comuns". A matéria tem fonte nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que alega 2.212 pessoas mortas pela polícia no Brasil em 2013. Em determinada parte do texto, esses dados chegam a ser rebatidos por um grupo de pesquisa independente, que afirma um número substancialmente mais elevado, já que alguns estados não relatam mortes cometidas pelo próprio governo.

O jornal ainda compara com os números dos Estados Unidos, que mesmo com 100 milhões de habitantes a mais que o Brasil, o FBI conta muito menos assassinatos por parte da polícia em 2013, com 461 casos. Estimativas colocam esse número em outro patamar, com 1.100 mortes ao ano nos EUA.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...