Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Bike PE

Semana de Mobilidade

Pernambuco recebe bikes com tarifas reduzidas

A Bike Dinâmica, do Itaú, terá preço mais baixo das laranjinhas, com descontos aplicados conforme aumento do trânsito nas cidades

Publicado em: 18/09/2018 11:37 | Atualizado em: 18/09/2018 11:43

Imagem: Itaú/Divulgação

O Itaú Unibanco comunica seu apoio à Semana da Mobilidade 2018 com uma campanha de redução dos valores do Bike Itaú. Entre os dias 17 e 21 de setembro, as bicicletas compartilhadas do projeto serão disponibilizadas a preço reduzido variável, valor sempre sujeito à intensidade do trânsito nas cidades onde o serviço é fornecido pela Tembici (Bike Sampa, Bike Rio, Bike Salvador, Bike POA, Bike PE). Desde a última segunda (17), a relação dos preços pode ser conferida em tempo real nos diversos relógios de ruas e painéis de metrô pelas cidades. Quanto maior o trânsito nas cidades, menor o valor do plano diário. 

Idealizada pela agência Africa, a ação tem o objetivo de mudar a percepção das pessoas sobre a questão da mobilidade nos grandes centros urbanos onde o carro permanece como principal meio de transporte. Seguindo a assinatura “Quem vai de bike, chega melhor”, a ideia é atribuir um sentido positivo ao termo “tarifa dinâmica”, geralmente utilizado nas políticas de aplicativos de carona para elevar o preço da corrida quando há um pico elevado na demanda por carros na mesma região.

Até a próxima sexta (21), acontece em São Paulo a Virada da Mobilidade 2018, um evento que surgiu da necessidade de se promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas e que antecipa o Dia Mundial Sem Carro (22). 

O Itaú e o apoio à causa da mobilidade urbana

O projeto, iniciado em 2011, está alinhado ao propósito do Itaú de estimular o poder de transformação das pessoas e contempla a Mobilidade Urbana como uma das causas do banco, ao lado de Educação, Cultura e Esporte. Atualmente, o Itaú mantém cerca de 7,3 mil bicicletas, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco, como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile. 

Sobre a Tembici - A Tembici é uma empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, tendo como principal área de atuação o planejamento, implantação e operação logística de sistemas automatizados de bicicletas compartilhadas e de estacionamentos de bicicletas. Presente em 16 cidades brasileiras, como Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras, a Tembici contabiliza 33 projetos e mais de 3 milhões de usuários, desde sua fundação em 2010. Atualmente, 800 mil viagens são realizadas por mês nas praças onde a Tembici implementou sua tecnologia mais robusta e moderna, refletindo em um crescimento de 40% de utilização. As bicicletas do Bike Rio, por exemplo, realizam cerca de 9 viagens por dia, considerado um alto índice e superior inclusive ao uso em Nova Iorque.

Em 9 de julho, a Tembici adquiriu a Bike Santiago, no Chile, ampliando a sua atuação para além do território brasileiro, marcando presença agora também em mais uma cidade da América Latina: em Buenos Aires, Argentina.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco