Agro

Ministério da Agricultura lança portaria que regulamenta uso de drones

Os operadores de drones na agricultura precisarão de cursos específicos para operar as mini aeronaves. Em alguns casos, será necessário a coordenação de responsável técnico, como engenheiro agrônomo ou florestal. Esta é a determinação publicada nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os drones usados na aplicação de agrotóxicos, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes também deverão ser registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O instrumento consta na Portaria nº 298, publicada no Diário Oficial da União desta sexta.

A chefe da Divisão de Aviação Agrícola, Uéllen Lisoski, afirma que a norma deve trazer segurança jurídica aos operadores de drones, segurança das operações e uso responsável da tecnologia. “A norma também servirá como um ‘norte’ para a coordenação e a fiscalização das atividades, tanto por parte do Mapa, como por parte dos órgãos estaduais, responsáveis pela fiscalização do uso de agrotóxicos”, destacou.

Em nota, o Mapa afirma que a regra visa aumentar a segurança dos trabalhadores. Além disso, todo o processo operacional deverá ser registrado e arquivado para, se necessário, ser auditado.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...