Alívio

Taxa de serviço na recarga do VEM deixa de existir a partir de sábado

Publicado em: 17/10/2019 19:22 | Atualizado em: 17/10/2019 19:39

Alguns locais chegavam a cobrar o valor de uma passagem para recarregar o VEM. Foto: Diogo Cavalcante/DP.
A partir deste sábado (19), os pontos de recarga do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) não irão mais cobrar taxa de conveniência para a recarga do cartão comum em dinheiro. Até então, quem reabastecia o VEM fora da sede, na Soledade, ou nas máquinas de autoatendimento instaladas em shoppings e estações, tinha que pagar uma tarifa. Dependendo do local, chegava a ser cobrado praticamente o valor de uma passagem do Anel A (3,45).

De acordo com o sindicato das empresas de ônibus (Urbana-PE), a medida visa estimular o uso do VEM, proporcionando conferir melhorias à operação, diminuindo o tempo de embarque, principalmente nos horário de pico e, consequentemente, impactando a regularidade do serviço, uma das principais preocupações dos passageiros. 

O setor tem investido na modernização da bilhetagem eletrônica e ampliação da rede de venda de créditos eletrônicos. O uso de cartões eletrônicos permite ao passageiro recuperar e transferir créditos em caso de perda ou roubo. Também possibilita a integração temporal, ou seja, a utilização de mais de uma linha sem necessidade de transbordo em terminais fechados. O uso do VEM Comum ainda garante a meia passagem aos domingos. No STPP/RMR, há mais de 1,3 milhão de cartões VEM ativos, usados por 78% dos passageiros.

Atualmente, há três redes parceiras credenciadas para venda de créditos. Somadas, essas redes contam com mais de 3 mil pontos de venda na Região Metropolitana do Recife. Também é possível recarregar os cartões VEM no Posto de Atendimento VEM, em máquinas de autoatendimento nas estações BRT, nos Terminais Integrados e em shoppings, no site www.vemgranderecife.com.br e nos aplicativos Cittamobi, RecargaPay e Rede Ponto Certo VEM.

Confira os locais onde ficam os agentes de venda do VEM:
- TI Aeroporto
- TI Barro 
- TI Camaragibe
- TI Cavaleiro 
- TI Caxangá
- TI CDU
- TI Getúlio Vargas
- TI Jaboatão 
- TI Joana Bezerra
- TI Largo da Paz 
- TI Macaxeira 
- TI Prazeres
- TI Recife 
- TI Santa Luzia 
- TI Tancredo Neves
- TI TIP
- TI Xambá 
- Terminal de Candeias
- Terminal de Piedade
- Terminal de Setubal
- Jardim Brasil
- Sítio Novo
- Caixa D’Água
- Dois Unidos
- Estação BRT Areinha
- Estação BRT Caiara
- Estação BRT Derby
- Estação BRT Guararapes
- Estação BRT Padre Inglês 2
- Estação BRT Gervásio Pires 1
- Estação BRT Zumbi
- Linhas de ônibus opcionais
- Sede do VEM na Soledade
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.