meio ambiente

Governo Bolsonaro extinguiu comitês do plano de ação de incidentes com óleo

Publicado em: 19/10/2019 12:38

Em Pernambuco, nove praias foram atingidas pelo óleo - Foto: Tarciso Augusto/DP Foto
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o governo federal extinguiu dois comitês que faziam parte do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff. A medida fez parte da extinção de dezenas de conselhos da administração federal o mês de abril.

Na quinta-feira (17), o Ministério Público Federal entrou com ação contra a governo federal por omissão diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro e pediu que a Justiça Federal obrigue a União a colocar o PNC em ação em 24 horas. Segundo a Procuradoria, a União não está adotando as medidas adequadas para responder à emergência.

Em Pernambuco, nove praias foram atingidas pelo óleo. Maracaípe, Cupe e Porto de Galinhas, em Ipojuca; Carneiros, Boca da Barra e Mamucabinhas, em Tamandaré; além de Ilha de Santo Aleixo, Guaiamum e Praia de Aver o Mar. Estas três últimas em Sirinhaém. Fragmentos de petróleo cru também tocaram os Rios Una e Persinunga, em São José da Coroa Grande, e Rio Formoso, no município de Rio Formoso, mas foram recolhidos antes que se espalhassem pelos estuários. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.