Primeira parte da nova Conde da Boa Vista começa a funcionar segunda

Publicado em: 11/07/2019 20:01

Trecho em obras ficou interditado durante três meses - Peu Ricardo/DP

A primeira etapa da nova Avenida Conde da Boa Vista será entregue nesta segunda-feira (15). O trecho entre as ruas da Aurora e do Hospício, sentido cidade/subúrbio, volta a funcionar com novas paradas de ônibus, calçamento, iluminação e pavimentação. Todas as linhas que estavam fazendo desvio pela Rua do Riachuelo voltam a ter embarque e desembarque na área. Quanto ao tráfego de veículos comuns, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) diz que será permitida conforme a sinalização viária for sendo concluída, ao longo dos próximos dias.

Diferentemente da estrutura de metal anterior, os abrigos têm encosto de vidro e bancos de madeira. Apesar de serem novos, os equipamentos já foram pichados. Todo o projeto de recuperação da avenida está orçado em R$ 15 milhões - 3,5 foram investidos só no trecho que será entregue segunda.

A meta agora é requalificar o sentido subúrbio/cidade do local. O trânsito não será interrompido, mas 15 linhas de ônibus que fazem parada por lá ou ficarão em abrigos temporários, ou irão pular a área, indo direto para a Avenida Guararapes.

As novas paradas mal foram instaladas e já foram vandalizadas - Peu Ricardo/DP

Confira quais linhas serão afetadas e onde ficará a parada delas a partir desta segunda na relação abaixo:

Antes do cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua do Hospício, perto do Atacado dos presentes
411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
511 – Alto do Mandu
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 – Brejo (Conde da Boa Vista)
644 – Largo do Maracanã
721 – Água Fria
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

Seguem direto para a Avenida Guararapes
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)

A obra
Depois que for concluído o trecho subúrbio/cidade entre as ruas do Hospício e da Aurora, a Prefeitura do Recife começa a requalificar o trecho centro/subúrbio entre as ruas José de Alencar e Soledade. O lado inverso (subúrbio/cidade) serão recuperados na sequência. 

Detalhe da nova calçada - Peu Ricardo/DP

Com o intuito de favorecer a circulação de pedestres, já que 310 mil pessoas andam na via diariamente, foram construídas duas faixas elevadas nas ruas da União e da Saudade. Estão previstas 15 travessias desse tipo, ao todo - hoje existem cinco. Essa mudança foi elogiada pelo estudante Waldeck Lira, 26. “A ampliação era necessária. Uma coisa simples, mas que faz diferença para quem anda a pé pela cidade, já que não é preciso mais descer a calçada para atravessar a rua”, comenta.

O projeto da nova Conde da Boa Vista inclui ainda 2.361 metros de canteiros ajardinados, com 135 floreiras nas calçadas e 90 árvores. Novo calçamento e a iluminação de LED também são outras novidades.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.